'Principal meta é regionalizar a saúde'
O novo secretário de Saúde de Mato Grosso do Sul Geraldo Resende tem como principal meta de trabalho regionalizar o atendimento em saúde, ou seja, fazê-la funcionar por regiões. Segundo ele, a Caravana da Saúde -- cuja continuidade constou dos compromissos da campanha à reeleição do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) -- vai ajudar nesta missão.
“A Caravana da Saúde vai potencializar o trabalho e abaixar os custos. Com os mesmos recursos, vamos fazer mais”, disse o secretário que nesta sexta-feira, 4 de janeiro, concedeu entrevistas aos veículos da Rede MS. Geraldo Resende tomou posse da secretaria no dia 1º de janeiro e já está focado na missão de aparelhar os hospitais do interior do Estado.
Nas entrevistas, ele citou os Hospitais da Mulher e da Criança em Dourados, que receberão auxílio do governo estadual, e o Hospital de Três Lagoas, que está em construção. Outra meta é terminar de equipar o Hospital do Câncer em Campo Grande e ainda modificar o atendimento no Hospital Regional da Capital.
“Vamos fazer como que o Hospital Regional seja a referência para a saúde local. Teremos que fazer parcerias para enfrentar gargalos existentes”, disse. O novo secretário quer evitar que as filas na saúde e os processos judiciais prosperem.
Outra meta de Geraldo Resende é incluir Campo Grande e Dourados no sistema de Regulação Estadual em Saúde, o que está em fase de negociação. “Quando essa regulação acontecer de fato teremos menos dificuldades do que hoje”, acredita.
Ministro de MS – Resende comentou ainda a escolha do ex-deputado federal por MS, o médico ortopedista pediátrico Luiz Henrique Mandetta para ministro da Saúde na gestão de Jair Bolsonaro. Geraldo que também foi deputado federal lembrou ter convivido com Mandetta na Comissão de Seguridade Social da Câmara Federal, onde trabalharam juntos por oito anos.
“Acho que Mato Grosso do Sul está diante de uma janela de oportunidades jamais vista. Tenho certeza de que alguém que é daqui que viveu os mesmos sonhos que a gente vai olhar com carinho para esse Estado”, analisa o secretário de Saúde.
Veja Também
Comarca de Bonito abre inscrições para estágio remunerado em Direito
Tatuador atacado com soda pela ex-mulher pede ajuda da população
Faculdade Senac oferece desconto para aprovados no vestibular 2025
Tribunal de Justiça de MS cumpre mais de 238 mil mandados na Capital