Primeiro caso de coronavírus em aldeia indígena é confirmado no MS

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) comunicou, nesta quarta-feira (13), o primeiro caso confirmado de coronavírus em uma aldeia indígena de Mato Grosso do Sul. A paciente tem 35 anos, é da aldeia Bororó/Jaguapiru, em Dourados, e está em isolamento domiciliar
A paciente trabalha em um frigorífico do grupo JBS. Logo após ser comunicada do resultado do exame, a SES entrou em contato com a diretoria da empresa, que acionou, de imediato, o plano de contingência interno da empresa.
A SES, a Secretaria Municipal de Saúde de Dourados, o DSEI (Distrito Sanitário Especial Indígena) e a JBS estão fazendo o levantamento com as informações de todas as pessoas que tiveram contato com o caso confirmado. Essa rede de contato está sendo avaliada para rastreio e intervenção, tanto da aldeia, como fora dela e fará exames para o covid-19.
O caso traz preocupação considerando que Dourados possui a maior população deste grupo do Estado, totalizando 17,3 mil indígenas. “Toda equipe de saúde está trabalhando para conter o avanço da doença”, reforça o titular da pasta, Geraldo Resende.
A partir deste primeiro caso registrado, o plano de ação da saúde indígena passa para a segunda etapa na qual será feita ampla testagem na população indígena.
Veja Também
MPMS garante manutenção em 2º grau da condenação de preso com 149 kg de maconha
Pesquisa mostra leve oscilação nos preços de combustíveis em julho
Agems fortalece cultura de proteção de dados e avança na segurança da informação
Governo de MS promove curso sobre gestão com foco no Plano Plurianual
