Diário Digital
 
Geral

Prestadores de serviço eleitoral podem ser isentos das taxas de concursos

|
Redação
AddThis Website Tools

O deputado estadual Zé Teixeira (DEM), 1º secretário da Casa de Leis, apresentou nesta manhã (7) Projeto de Lei que dispõe sobre a isenção do pagamento de valores a título de inscrição em concursos públicos no Estado para os eleitores convocados e nomeados, que tenham prestado serviço eleitoral.

A proposta isenta o pagamento dos valores das inscrições nos concursos públicos realizados pela administração pública direta e indireta, autarquias, fundações públicas e entidades mantidas pelo Poder Público Estadual a todos que foram designados para o trabalho eleitoral, inclusive os responsáveis pela preparação e montagem dos locais de votação no período de eleição, que compreende a véspera e o dia do pleito, em cada turno, se houver.

Para ter direito à isenção deve ser comprovado o serviço prestado à Justiça Eleitoral por, no mínimo, dois eventos eleitorais (eleição, plebiscito ou referendo), consecutivos ou não, por meio de documento expedido pela Justiça Eleitoral, no ato da inscrição, contendo o nome completo do eleitor, as funções desempenhadas, o turno e as datas das eleições.  

O projeto será analisado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Casa de Leis. Obtendo parecer favorável à sua tramitação, vai a Plenário e, sendo aprovado em todas as votações, torna-se lei e deverá ser regulamentada no prazo de trinta dias, tendo o benefício da isenção validade de dois anos a contar da data em que a ele fez jus.

O deputado Zé Teixeira acredita que o trabalho cívico deve ser reconhecido. “O trabalho realizado pelos cidadãos sem remuneração nas eleições deve ser compensado, permitindo que o processo democrático ocorra com sucesso. Com a isenção do pagamento de valores de inscrição em concursos públicos, oferece-se não só um incentivo aos que prestam o compromisso cívico, como também busca a valorização desses cidadãos”, justificou o parlamentar.

(Fonte: Assembleia Legislativa de MS)

Veja Também

MPMS intensifica proteção às mulheres com atualização do formulário

Decisão da UFMS sobre professor condenado gera ondas de protesto

“Trabalhamos com um olhar apurado no presente, já planejando o futuro”, diz prefeita sobre investimentos na Capital

Primeira piscina pública aquecida da Capital será inaugurada nesta quinta

AddThis Website Tools