Geral

Presidente de asilo é investigada por maus-tratos a idosos na Capital

Câmeras de segurança flagraram a mulher agredindo fisicamente os acolhidos

|
Marina Romualdo
Câmeras de segurança flagraram a mulher agredindo fisicamente os acolhidos (Foto: Reprodução)

A presidente de um asilo, localizado no Bairro Taveirópoles, em Campo Grande (MS), está sendo investigada por maus-tratos aos idosos. Conforme ação movida pelo Ministério Público Estadual (MPE) câmeras de segurança flagraram a mulher agredindo fisicamente e verbalmente os acolhidos. O local recebe repasses financeiros da prefeitura

A instituição em questão é a "Casa do Aconchego". A presidente Suely Gomes dos Santos, flagrada pelas câmeras, já está impedida de contato com os idosos por decisão judicial.

A denúncia foi feita no mês de Junho desse ano e, desde então o fato está sendo apurado. Na avaliação da promotora de Justiça Cristiane Barreto Nogueira Rizkallah, as informações apresentadas indicam que Suely possui falta de aptidão e paciência.

Cristiane ressaltou no processo que "conforme disposto no artigo 4° da referida lei "nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou apressão e todo atentado aos seus direitos, por ação ou omissão, será punido na forma de lei. Sendo certo que os direitos da pessoa idosa merecem proteção integral".

Por conta das investigações, a juíza da Vara da Infância, Adolescência e do Idoso, Katy Braun, determinou medidas protetivas para os 19 idosos residentes na Instituição.

Em outra ação, foi decidida a busca a apreensão das câmeras de segurança para analisar a prática de desrespeito e abusos verbais/físicos contra os idosos.

De acordo com os documentos e declarações, o Ministério Público pediu o afastamento de Suely. "Ficou configurado a hipótese para o afastamento prévio da presidente e a proibição de qualquer tipo de contato com os acolhidos".

Outro lado - O advogado de defesa da presidente, Alex Santos falou ao Diário Digital. Ele relatou que "todos os argumentos e provas em defesa das denúncias levadas ao conhecimento do Ministério Público e serão carreadas nos autos com o objetivo de alcançar a improcedência da ação proposta".

Casa do Aconchego – É uma instituição de longa permanência que acolhe pessoas da terceira idade em Campo Grande (MS).

(Foto: Reprodução)

Veja Também

Suzano é premiada por combater exploração de crianças nas rodovias

MP autoriza renovação automática da CNH para motoristas sem infrações

Prefeitura amplia programa de monitoramento para pacientes diabéticos em Dourados

Carreta bitrem tomba na BR-163 e motorista fica gravemente ferido