Prefeitura reativa Central de Interpretação de Libras em Dourados
Comunidade surda pode receber atendimento de apoio presencial e online nas mais diferentes áreas


A Prefeitura de Dourados reativou, nesta quinta-feira (13), a Central de Interpretação de Libras (CIL), localizada no Centro de Atendimento à Pessoa com Deficiência – Dorcelina de Oliveira Folador. A retomada dos atendimentos foi marcada por uma solenidade com a presença de autoridades municipais e representantes da comunidade surda.
A Central tem o objetivo de facilitar a comunicação entre surdos e ouvintes por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras), garantindo acesso a informações e serviços essenciais. O atendimento inclui interpretação em áreas como saúde e justiça, além de suporte para inserção no mercado de trabalho.
Segundo a secretária de Assistência Social, Shirley Zarpelon, o serviço é gratuito e funciona de forma presencial, online ou por chamadas de vídeo. Também é possível o acompanhamento de intérpretes em consultas médicas e órgãos públicos. Atualmente, 180 pessoas da comunidade surda estão cadastradas no Centro.
O prefeito Marçal Filho destacou a importância da reativação do serviço e afirmou que pretende ampliar o atendimento às pessoas com deficiência. O Centro Dorcelina Folador oferece ainda outros serviços gratuitos, como encaminhamentos para benefícios de transporte e oficinas diversas. Atualmente, conta com 2 mil usuários cadastrados.
Veja Também
Visita institucional reforça a proteção às vítimas de crimes em MS
Encerra hoje matrícula de candidatos aprovados em vestibular da UEMS
Professora da Sapienza discute Machado de Assis na ABL nesta quinta-feira
Sesi inicia campanha de vacinação contra a gripe para trabalhadores da indústria
