Geral

Prefeitura organiza rede para implantação do IPTU Digital em 2026

Iniciativa moderniza atendimento, reduz custos, amplia sustentabilidade e leva serviços a mais de 30 pontos

|
Sandra Salvatierre
O IPTU Digital representa um avanço significativo na rotina administrativa da cidade, oferecendo praticidade ao contribuinte, economia de recursos públicos e redução de impacto ambiental. (Foto: A. Frota).

A Prefeitura de Dourados, em parceria com à Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz), está estruturando uma ampla rede de pontos de apoio para auxiliar os contribuintes que não têm acesso a meios eletrônicos durante a migração para o IPTU 2026, que será totalmente digital a partir de janeiro do próximo ano. A medida garante atendimento inclusivo e evita que qualquer cidadão fique sem acesso às guias de pagamento.

O novo modelo contará com suporte em Escolas Municipais, Centros de Educação Infantil, CRAS, Centro Administrativo Municipal, Central de Atendimento ao Cidadão, Poupa Tempo, Câmara de Vereadores, Shopping Avenida Center e outros espaços estratégicos. Todos esses locais estarão aptos a imprimir boletos com QR Code para pagamento via PIX, conectados diretamente ao sistema da Semfaz.

O IPTU Digital representa um avanço significativo na rotina administrativa da cidade, oferecendo praticidade ao contribuinte, economia de recursos públicos e redução de impacto ambiental. Os serviços estarão acessíveis pelo site oficial da Prefeitura, canais digitais de atendimento e pela assistente virtual “Doura”, que está em fase final de desenvolvimento.

“O carnê físico não será mais entregue nas residências, mas ninguém ficará sem atendimento. Estamos trabalhando para colocar cerca de 30 pontos de apoio em funcionamento, garantindo que todo contribuinte possa obter o boleto impresso, se necessário”, explicou a secretária municipal de Fazenda, Suelen Nunes Venâncio.

A decisão de digitalizar o processo foi tomada após levantamento técnico que identificou um custo de aproximadamente R$ 4 milhões, nos últimos quatro anos, apenas com impressão e envio dos carnês pelos Correios. O estudo também revelou que 60% dos contribuintes já utilizavam o PIX via site da Prefeitura, sem necessidade de boleto físico, e que 10% dos carnês retornavam por falhas de entrega ou endereço.

Além da economia, a mudança facilita o acesso aos serviços. “Substituir o carnê impresso por um sistema ágil e online vai gerar economia, sustentabilidade e mais comodidade para o cidadão”, destacou Suelen. “Seguir perseguindo uma gestão eficiente dos recursos públicos é determinação do prefeito Marçal Filho, e essa medida representa um passo importante nesse compromisso.”

O atendimento ao público seguirá disponível por múltiplos canais, incluindo telefones, WhatsApp, e-mails e o site www.dourados.ms.gov.br, onde poderá ser acessada a opção IPTU.

 

Veja Também

Veja como decorar a casa economizando energia e sem risco de acidentes

APAE da Capital destaca Laboratório pioneiro de Análise de Movimento

Arauco e Senai iniciam cursos técnicos gratuitos para 160 alunos em MS

Bonito divulga calendário oficial de eventos para 2026