Prefeitura licita recapamento da Duque de Caxias, trecho Indubrasil/Aeroporto
Abertura das propostas está programada para 1º de agosto


A Prefeitura de Campo Grande lançou a licitação para contratar a obra de recapeamento de 9,3 km da Avenida Duque de Caxias, pista bairro/centro, trecho entre a rotatória de Indubrasil e o Aeroporto Internacional. Está programado para o dia 1⁰ de agosto a habilitação e abertura das propostas das empresas participantes do certame.
Serão aplicados recursos do Ministério da Integração Regional, viabilizados por emenda impositiva da bancada no Congresso Nacional (R$ 10 milhões) e contrapartida de recursos próprios (mais de R$ 6,7 milhões).
A pista, que receberá novo pavimento é a principal entrada da cidade para quem vem de Corumbá, Aquidauana e Terenos. Também serve de acesso ao Centro para aproximadamente 15 mil moradores dos bairros Bairros Nova Campo Grande, Vila Eliane, Serradinho e Jardim Carioca.
O estudo sobre o tráfego de veículos apurou que em média circulam por esta pista da Duque de Caxias mais de 11.300 veículos por dia, sendo quase 4 mil caminhões, fluxo gerado principalmente pelas 40 indústrias instaladas no Núcleo Industrial do Indubrasil e no Polo Empresarial.
Para absorver o fluxo de 1.200 ciclistas, será revitalizada a ciclo-faixa existente a partir do Jardim Santa Mônica e está prevista a construção de 2,7 km de ciclovia. Na altura da Rua Otávio Augusto, está programada a implantação de 227 metros de defensa e assim evitar que principalmente motociclista usem o canteiro central como atalho atravessar de uma pista para outra. Os pontos de embarque e desembarque do transporte coletivo receberão piso rígido e haverá reforço da drenagem.
Segundo o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Rudi Fiorese, a pesquisa que serviu de base do projeto executivo identificou trechos do pavimento bastante danificados, a capa asfáltica antiga está se “descolando” da base que precisará ser refeita.
Outras intervenções
Nesta região da cidade a Prefeitura tem melhorado a estrutura viária como parte das obras de infraestrutura do Nova Campo Grande. Foi construída a rotatória da Avenida Amaro Castro Lima e está em implantação uma ciclovia (que se conectará com a da Duque de Caxias) com trajeto até o Polo Empresarial Oeste na altura da Avenida Annie Salim Saad, já asfaltada junto com a Avenida Solon Padilha.
Este ano já foram executados em toda a cidade 26,2 km recapeamento, elevando para 235 km a malha viária recapeados desde 2017.
Veja Também
Sistema Campo Limpo celebra avanços em sustentabilidade no agro
Prefeitura recorrerá de decisão que manda reajustar tarifa técnica de ônibus
Plataformas devem remover propagandas de cigarros eletrônicos em 48h
Projeto de lei reconhece 12 feiras livres da Capital como patrimônio cultural
