Prefeitura leva experiência imersiva sobre prevenção ao câncer a alunos da Reme
Atividade educativa busca conscientizar estudantes da Rede Municipal de Ensino sobre hábitos saudáveis e cuidados com a saúde

Entre os dias 15 e 17 de setembro, estudantes da Rede Municipal de Ensino de Dourados tiveram acesso a uma experiência inovadora de aprendizado por meio do projeto “Missão Gênese: Uma Jornada Nanocientífica”, realizado em parceria entre a Prefeitura de Dourados, via Secretaria Municipal de Educação, e o Hospital de Amor de Barretos. A carreta-escola esteve no Parque dos Ipês e proporcionou uma jornada educativa sobre prevenção ao câncer de forma lúdica e interativa.
“O prefeito Marçal Filho sempre cobrou da Secretaria de Educação muita criatividade para proporcionar uma educação sólida, capaz de ampliar o conhecimento dos nossos alunos e estamos fazendo justamente isso”, afirmou o secretário municipal de Educação, Nilson Francisco da Silva.
Com tecnologia de ponta, o projeto cria um ambiente imersivo em que os jovens acompanham uma narrativa que simplifica temas complexos da saúde. A proposta é difundir informações sobre prevenção primária e secundária do câncer, incentivando hábitos saudáveis e o autocuidado desde cedo. “Com essas informações, passamos a trabalhar a prevenção de doenças de uma forma didática e com linguagem adequada à faixa etária dos nossos estudantes”, acrescentou Nilson.
Ele destacou ainda a relevância da iniciativa. “Essa parceria com o Hospital de Amor de Barretos foi fundamental, conseguimos traduzir um tema complexo e, por vezes, delicado, em uma linguagem universal: a da curiosidade e do lúdico. Usar a tecnologia como ponte para o conhecimento é importante para desmistificar o câncer.”
Criado em 2017, o projeto tem como diferencial a metodologia inspirada na estrutura narrativa da “Jornada do Herói”. Dentro da unidade móvel, os alunos assumem o papel de protagonistas em uma aventura científica, enfrentando missões e desafios em equipe, o que torna o processo de aprendizado mais envolvente e participativo.
A atividade é direcionada a estudantes do Ensino Fundamental II (11 a 15 anos) e combina recursos de gamificação e realidade virtual para ampliar o engajamento. A experiência dura cerca de 40 minutos, com grupos de até seis alunos, que percorrem quatro setores: a introdução à missão, a transformação de “nano encolhimento”, a interação com jogos e realidade virtual em estações de combate, e, por fim, o “Hall dos Heróis”, espaço dedicado a reconhecer exemplos reais de superação.
Segundo a organização, o objetivo é estimular a consciência sobre saúde e prevenção de forma criativa, transformando os estudantes em multiplicadores de conhecimento e agentes de mudança na luta contra o câncer.
Veja Também
Suzano é premiada por combater exploração de crianças nas rodovias
MP autoriza renovação automática da CNH para motoristas sem infrações
Prefeitura amplia programa de monitoramento para pacientes diabéticos em Dourados
Carreta bitrem tomba na BR-163 e motorista fica gravemente ferido