Geral

Prefeitura lança campanha para inibir esmolas

Há diversos serviços voltados a este público que está na rua, na maioria dos casos, por algum vício

|
Thays Schneider

A Prefeitura de Campo Grande lança nesta quinta-feira (23), às 10h30, na Esplanada Ferroviária, a campanha “Não dê Esmolas, dê Dignidade. Não dê Esmolas dê oportunidades”. A ação conjunta tem por objetivo orientar as pessoas sobre o trabalho realizado pela Prefeitura para garantir dignidade às pessoas em situação de rua.

Na Prefeitura há diversos serviços voltados a este público que está na rua, na maioria dos casos, por algum vício. As ajudas, que ocorrem muitas vezes nos semáforos, acabam sustentando este vício e fazendo com que recusem o atendimento que pode recuperar a dignidade e transformar a vida desta população.

“Resgatar a dignidade das pessoas em situação de rua é um de nossos principais objetivos. Nossas equipes realizam o trabalho de abordagem e acolhimento 24 horas, todos os dias da semana, e são essas ações que vamos evidenciar durante a campanha, pedindo à população que nos ajude, divulgando os serviços que são ofertados pela Rede de Assistência Social do Município”, pontuou o secretário municipal de Assistência Social, José Mario Antunes.

A Prefeitura tem entre seus programas um trabalho de abordagem na rua, tratamento em clínicas terapêuticas, acompanhamento médico em diversas unidades, cursos, capacitação e até o encaminhamento ao mercado de trabalho. A orientação é que, ao invés de dar esmolas, a população acione os serviços de acolhimento disponíveis na rede de Assistência Social do município, que conta com quatro unidades de acolhimento.

Ao todo, de março de 2021 a agosto deste ano, foram realizados mais de 3,2 mil atendimentos nas unidades de acolhimento institucional da SAS, além de 2036 atendimentos a migrantes e imigrantes. Também foram realizados 926 encaminhamentos para o mercado de trabalho e fornecidas 1447 passagens à pessoas em situação de rua e estrangeiros que puderam retornar às suas cidades de origem, restabelecendo os vínculos familiares.

“É uma campanha para conscientizar as pessoas, mostrando que o mais importante é oferecer oportunidades para que ela tenha condições de ter uma renda, de sustentar sua família com seu próprio trabalho. É importante a população saber o que a gestão municipal realiza quanto ao acolhimento social e encaminhamento ao mercado de trabalho desse público”, destacou o diretor-presidente da Fundação Social do Trabalho (FUNSAT), Luciano Martins.

Serviço – Durante as abordagens de conscientização, as equipes irão informar a população sobre o Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS), divulgando os telefones de contato das equipes que atuam no serviço 24 horas, percorrendo pontos estratégicos de Campo Grande, principalmente a região central, para identificar indivíduos ou famílias, assim como crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil, exploração sexual ou fazendo uso de drogas, que utilizam os espaços públicos como moradia.

De janeiro de 2020 até agosto deste ano, o SEAS totalizou 2.812 abordagens. As pessoas que aceitam o acolhimento, são levadas ao Centro POP, onde passam por uma triagem e são encaminhadas para uma das unidades de acolhimento.

As equipes também informarão sobre a estrutura das unidades de acolhimento, onde o usuário recebe atendimento psicossocial e tem a oportunidade de realizar cinco refeições diárias. A SAS orienta a população, ao encontrar uma pessoa em situação de rua, a entrar em contato pelos telefones do SEAS que funcionam 24 horas (67) 98404-7529 ou 98471-8149.

Veja Também

Justiça do Trabalho determina volta de 70% dos motorista durante greve

Indígenas mantêm interdição parcial no anel viário em Dourados

MS Ativo Cooperação encerra 2025 com adesão total dos municípios

Festival de Ginástica da Prefeitura em Campo Grande