Prefeitura de Três Lagoa monitora Carrapato-Estrela
Com os casos de Febre Maculosa pelo Brasil, prefeitura fez o monitoramento do carrapato na Lagoa Maior
Diante dos recentes casos de febre maculosa em algumas cidades, que tem sido destaque nas mídias jornalísticas do país, a Prefeitura de Três Lagoas, por meio das Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA), realizou o “monitoramento do carrapato-estrela” na Lagoa Maior, na manhã desta sexta-feira, dia 23.
Como todos sabem, o carrapato-estrela é o principal vetor da bactéria transmissora da febre maculosa, sendo encontrado em animais com pelagem, como as capivaras.
Tendo a necessidade de tranquilizar a população, o arrastão aconteceu na área gramada durante essa manhã e, assim como nos últimos 14 anos, não foi identificado nenhum carrapato da espécie.
A coordenadora do setor de Entomologia, Georgia Medeiros, esclarece que este monitoramento é feito periodicamente. “Nosso trabalho é exatamente prevenir qualquer incidência do carrapato-estrela, evitando qualquer risco da doença. A população pode ficar tranquila, tudo continua dentro da normalidade”, disse.
Caso fosse encontrado, ainda assim o inseto precisaria estar contaminado com a bactéria para se tornar um transmissor da febre maculosa. A ação foi desempenhada pelos setores de Entomologia, Zoonoses, Endemias, com apoio da SEMEA.
(Informações da assessoria de imprensa de Três Lagoas)
Veja Também
Acidente com três veículos mata casal na rodovia MS-382
Prêmio maior da Mega da Virada sai para oito apostas
Primeiro bebê de 2025, Arielly chegou às 00h09 de parto natural
Prazo para exame prático de habilitação é prorrogado para março de 2025