Geral

Prefeitura de Campo Grande sanciona reajuste no salário dos professores

Será incorporado a reposição de 30% do reajuste anual do piso nacional para o ano de 2024

|
Gabriel Telê Santana
(Foto: Divulgação/ Prefeitura CG)

Um dia de muitas conquistas para a educação de Campo Grande. Durante a manhã desta quarta-feira (4), a prefeita Adriane Lopes sancionou o reajuste no piso salarial do magistério da Reme (Rede Municipal de Ensino) e fez o encaminhamento do projeto de lei à Câmara Municipal da eleição de diretores das Emeis (Escolas de Educação Infantil).

A sanção se trata do projeto de número 11.139/23, que trata da repactuação da lei referente à integralização do valor do piso nacional do magistério por 20 horas.

Com a aprovação, serão repassados ainda em 2023 14,95% não cumulativo, referente ao reajuste do piso nacional deste ano, sendo 5% em outubro, 5% em janeiro de 2024 e 4,95% em maio de 2024.

(Foto: Divulgação/ Prefeitura CG)

Em setembro de 2024, será incorporado a reposição de 30% do reajuste anual do piso nacional para o ano de 2024. No mesmo ano, em dezembro acontece a reposição de 70% do reajuste anual do piso nacional para o ano que vem.

Segundo a prefeita Adriane Lopes, o reajuste é uma conquista de 10 anos em apenas um. “Isso é trabalho feito com seriedade, compromisso, respeito aos profissionais da educação. O piso estava em 52% e com o pagamento que será efetuado no próximo mês, vamos elevar para 70% do piso nacional. Não é para a próxima gestão é para este tempo e para este ano”.

(Foto: Divulgação/ Prefeitura CG)

Com relação às eleições nas Emeis, a prefeita disse que se o projeto de lei for aprovado pelos vereadores e sancionado, a escolha dos diretores será feita pela comunidade escolar. “Não será mais uma escolha da prefeita, mas sim dos pais, alunos e comunidade escolar. A previsão é de que a eleição ocorra em 12 de dezembro, se tudo correr bem”.

O secretário municipal de Educação, Lucas Henrique Bitencourt, afirmou a importância da repactuação. “Foi feita uma comissão para analisar o que era possível pagar de reajuste e agora temos a sanção do projeto, com muita responsabilidade. É uma conquista da categoria pela construção que foi feita, o recurso está reservado e até a folha de pagamento de dezembro será feita já com o aumento, assim como o 13º”.

De acordo com o presidente da ACP (Sindicato Campo-Grandense dos Profissionais da Educação), Gilvano Branzoni, a sanção do reajuste é uma sinalização de valorização da categoria. “No fim do ano passado, quando estávamos em greve e a prefeita nos recebeu, ela não nos prometeu nada, mas disse que iria cumprir o reajuste do piso nacional. Hoje, temos aqui o resultado do que construímos com diálogo e respeito”.

(Foto: Divulgação/ Prefeitura CG)

Conforme a diretora da Emei Nilda de Almeida Coelho, situada no Bairro Vida Nova, Nahlu Borges, os anúncios feitos pela Prefeitura mostram o respeito e o cuidado da administração municipal para com a categoria. “O professor tem significado singular na vida de cada pessoa e merece ganhar bem. A Prefeitura nos valoriza nos concedendo o reajuste, é um dia de muita felicidade”.

Da Emei Marta Guarani, no Jardim Anache, a diretora Jeane dos Santos Bezerra, afirmou que o cumprimento do piso nacional é uma consolidação da valorização do professor. “Com certeza, os servidores começam a trabalhar mais motivados, mais felizes porque estão sendo reconhecidos por seus trabalhos”.
 

(Foto: Divulgação/ Prefeitura CG)

Segundo a diretora da Emei Ipiranga, no Bairro Ipiranga, Luizete Dalavale, o reajuste é uma mega valorização da categoria. “Este é um olhar especial que nossa prefeita tem com os servidores e também com nossos alunos”.


 

Veja Também

Justiça do Trabalho determina volta de 70% dos motorista durante greve

Indígenas mantêm interdição parcial no anel viário em Dourados

MS Ativo Cooperação encerra 2025 com adesão total dos municípios

Festival de Ginástica da Prefeitura em Campo Grande