Prefeitura de Campo Grande libera vacina da gripe para público em geral
Qualquer pessoa acima dos 6 meses pode procurar uma unidade de saúde para se vacinar
A partir de quinta-feira (11), toda a população acima dos 6 meses em Campo Grande poderão se vacinar contra a gripe. Até agora, o imunizante era aplicado apenas nos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.
A medida da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) segue resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e ocorre diante da baixa procura pelos grupos prioritários. Além da chegada das temperaturas mais baixas, que favorecem a disseminação dos vírus causadores de infecções respiratórias.
Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, Veruska Lahdo, a imunização contra a gripe reduz os riscos de infecção, minimiza a carga viral e os sintomas e previne o surgimento de complicações decorrentes da doença, internações e até mortes.
“A vacina da gripe, ofertada pelo SUS, é segura e eficaz. Ela protege a população contra os vírus H1N1 e H3N2 da Influenza A e contra a Influenza B, três formas diferentes de gripe”, pontua.
Ela reforça que as pessoas pertencentes aos públicos prioritários, sobretudo os idosos com 60 anos, gestantes, pessoas com comorbidades e crianças com seis meses a menores de seis anos devem continuar procurando as unidades de saúde para se vacinar.
“É importante destacar que as pessoas pertencentes a estes grupos são mais suscetíveis à doença e, portanto, devem ser vacinadas. Reiteramos que apesar da vacina estar liberada para toda a população, é fundamental que estas pessoas se vacinem”, diz.
Onde se vacinar - A vacinação contra a gripe está disponível no período matutino e vespertino, em mais de 70 unidades básicas e de saúde da família (UBSs e USFs) espalhadas pelas sete regiões urbanas e distritos do município.
Público prioritário - De acordo com o último relatório disponibilizado pelo Serviço de Imunização da Sesau no dia 24, a maior procura foi entre os idosos de 60 anos ou mais. Até o momento, 28.270 pessoas pertencentes a este público foram vacinadas, ou 28,98% do quantitativo populacional estimado em 134,7 mil pessoas.
Os professores do Ensino Básico e Superior, que englobam o público de Trabalhadores da Educação, também continuam entre que mais se vacinaram, com 14,46% de cobertura, e em seguida aparece as Puérperas, com 12,9%, seguido das Gestantes, com 12,12% e os Trabalhadores da Saúde, com 11,08|%.
Na última campanha a cobertura foi muito abaixo do recomendado, que é de pelo menos 90% para cada um dos públicos. Em 2022, apenas 43,4% de todo o público-alvo buscou pela vacinação.
*Com informações da Sesau
Veja Também
Alunos da rede pública de Corumbá recebem menção honrosa na 19° OBMEP
Projeto propõe incentivo ambiental para beneficiários do Bolsa Família
Programa de Extensão de Ensino de Línguas abre vagas para bolsistas