Prefeitura de Campo Grande lança Guia para Implantação de Paraciclos
Com o objetivo de incentivar e orientar a implantação de estacionamentos de bicicletas


Como parte da Semana da Bicicleta de Campo Grande, que acontece de 16 e 23 de setembro, a Prefeitura Municipal lançou nesta segunda-feira (18) o Guia para Implantação de Paraciclos, elaborado pelo Grupo Técnico Cicloviário, que faz parte do Comitê de Acessibilidade e Mobilidade do Comitê de Acessibilidade e Urbana (COAMU), que compõe a estrutura organizacional da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb).
Com o objetivo de incentivar e orientar a implantação de estacionamentos de bicicletas que cumpram sua função com efetividade, comodidade e segurança, o novo Guia para Implantação de Paraciclos traz orientações quanto às dimensões, localização e instalação deste mobiliário.
O projeto mais simples e recomendado de paraciclos é o tipo “U” invertido, que permite o estacionamento de 2 bicicletas, lado a lado; devem ser implantados o mais perto possível da entrada principal do destino e estar localizados em lugar plano, iluminado, visível pelo público em geral e, sempre que possível, protegidos de sol e chuva.
“Queremos valorizar a bicicleta como meio de transporte e o ciclista precisa da segurança de ter um local apropriado para estacionar a sua”, destaca a coordenadora do GT Cicloviário, Raquel Taminato Gomes da Silva.
O documento já está disponível no site da Planurb no seguinte endereço eletrônico: https://www.campogrande.ms.gov.br/planurb/downloads/novo-guia-para-instalacao-de-paraciclo/ e também no site da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran): https://www.campogrande.ms.gov.br/agetran/guia-para-implantacao-de-paraciclos/.
Durante a Semana da Bicicleta também é comemorado o Dia Mundial Sem Carro, em 22 de setembro, e a Prefeitura promoverá evento alusivo à data, estimulando os servidores a não utilizarem os modos de transporte individuais motorizados.
A Semana da Bicicleta é promovida pelos seguintes órgãos e entidades governamentais e instituições da sociedade civil organizada: GT Cicloviário, composto pela Planurb, Agetran, Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur), Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS), Coletivo Bici Nos Planos CG, Bike Anjo Campo Grande, com a colaboração da Subsecretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SEMU).
Veja Também
MS registra mais de 8,9 mil adesões ao novo consignado do FGTS
Mais de 1.700 carteiras de identidade com símbolo do TEA
Hemosul da Capital faz apelo à população por doações de sangue
MP participa de iniciativas de proteção às mulheres e inovação tecnológica
