Prefeitura da Capital inicia processo de eleições nas escolas
Candidato deve ser profissional efetivo e estar no magistério municipal há pelo menos 5 anos
A Prefeitura de Campo Grande iniciou o processo de eleição para escolha dos diretores e diretores adjuntos das unidades escolares da Rede Municipal de Ensino (Reme). A votação, com a participação da comunidade escolar será no dia 5 de Dezembro.
Realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), as inscrições dos candidatos e das chapas serão recebidas pela comissão especial do processo eleitoral, nos próximos dias 25 e 26 – das 8h às 18h, sem interrupção, no Espaço de Formação Lúdio Martins Coelho.
O edital que torna pública a realização das eleições diretas nas escolas que oferecem ensino fundamental foi publicado hoje (21) no Diogrande e estabelece as diretrizes de organização, realização e apuração do pleito. As eleições são realizadas a cada quatro anos.
Para concorrer, o candidato deve ser profissional efetivo e estar no exercício do magistério municipal há pelo menos cinco anos, além de cumprir outras exigências que constam no edital.
A apresentação dos candidatos aos cargos será por meio de campanha eleitoral, permitida entre 25 de novembro a 4 de dezembro. No dia da votação – 5 de dezembro – e durante todo o processo eleitoral, as atividades escolares previstas serão normais, de acordo com o calendário escolar, sem prejuízo acadêmico ao aluno ou comprometimento da carga horária.
O mandato do diretor e diretor adjunto das unidades da Reme será de quatro anos, permitida a reeleição quantas vezes forem de interesse da comunidade escolar.
Curso - Como parte do processo eleitoral, a Semed oferece – desde o início do mês de outubro – o curso “Formação em Gestão Escolar”, que é requisito para participação no processo eleitoral.
As aulas presenciais e on-line são divididas em quatro módulos – Gestão Escolar Democrática, Gestão de Pessoas, Gestão Pedagógica, Gestão de Recursos Financeiros. O curso também atende a legislação atual, que aprova as metodologias de aferição de melhoria de gestão, garantindo distribuição de complementação de recursos às redes públicas de ensino, com vigência no exercício de 2023.
O curso contempla as atribuições referentes às dimensões administrativas, pedagógicas e financeiras, que envolvem o exercício da função do diretor e do diretor adjunto, bem como orienta sobre os fundamentos da gestão democrática e suas implicações.
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