Diário Digital
 
Geral

Prefeitura credencia clínica para aumentar castrações de animais

Serão 600 procedimentos de castração por mês

|
Suzy Jarde Vera
AddThis Website Tools
(Foto: Divulgação)

Os primeiros procedimentos  de castração de cães e gatos, por meio de credenciamento da Secretaria de Governo e Relações Institucionais (Segov) e Subsecretaria do Bem-Estar Animal (Subea), iniciou ontem (21), com a clínica credenciada Amor em Pet. A expectativa é que sejam realizadas 600 castrações mensais, prioritariamente para Ongs e Protetores Independentes que estejam cadastrados no Conselho Municipal de Bem-Estar Animal (COMBEA).

Uma das metas da nossa gestão é aumentar o número de castrações. Sabemos das necessidades da proteção animal e o credenciamento é mais uma forma de afirmar nosso compromisso com as políticas públicas para o bem-estar animal”, destaca a subsecretária do Bem-Estar Animal, Ana Cristina Camargo.

Inicialmente os contemplados pelo credenciamento serão ONGs e Protetores Independentes cadastrados no Combea. Em seguida, os contemplados serão os que se cadastraram no censo populacional de cães e gatos tutelados por ONGs e Protetores Independentes da Subea,  finalizando suas inscrições no dia 24/09. Além dos animais que foram adotados nas feiras de adoção da subsecretaria.

Para realização das castrações, a Ong e Protetor Independente cadastrados no Combea devem ir até a sede da subsecretaria e solicitar o encaminhamento para a castração, saindo de lá com o agendamento da mesma.

A Kelly Macedo, presidente da Ong Cão Feliz, ainda acrescenta que a castração dos animais pela Subea é de extrema importância para o segmento da proteção animal. “O procedimento evita muitas doenças e principalmente evita o abandono de ninhadas indesejadas. Fico muito feliz pelo início dessas castrações.”

Serão 600 procedimentos de castração por mês, que serão divididos da seguinte maneira: 300 cães (150 machos e 150 fêmeas) e 300 gatos (150 machos e 150 fêmeas).

De acordo com o secretário municipal de Governo e Relações Institucionais, Antônio Lacerda, a Subea tem buscado a construção das políticas públicas para o setor e uma delas é a castração, e isso é essencial para o segmento da proteção animal.

O Programa de Manejo Ético de Controle Populacional de cães e gatos, através da clínica credenciada, realizará as ações de castração, visando fomentar o segmento da medicina veterinária da capital, oportunizando a participação e prestação de serviços pelas empresas especializadas do segmento, para que possam além de prestarem os serviços, serem motivados a contribuírem com o bem-estar animal.

Credenciamento

O edital de credenciamento continua aberto até 2022 e pode ser conferido  na íntegra pelo link http://transparencia.campogrande.ms.gov.br/licitacoes/. Na opção status o interessado clica  em aberto e na opção modalidade clica em credenciamento para acessar o edital.

Para mais informações sobre o encaminhamento de castrações, os interessados podem se dirigir à sede da subsecretaria do bem-estar animal, localizada na Av. Afonso Pena,3297, centro, térreo. Ou entrar em contato pelo telefone 2020-1397.

Veja Também

Propostas do Judiciário reorganizam serviços extrajudiciais de três comarcas

Atletas de Três Lagoas conquistam seis medalhas no Kombat Festival

Câmara Municipal realiza solenidade para entrega da Medalha Nelson Trad

Juíza de MS é convocada para prestar auxílio ao Supremo Tribunal Federal