Prefeitura capacita servidores para nova Lei de Licitações
A partir de 1° de janeiro de 2024, a Nova Lei de Licitações tornou-se obrigatória para todos os entes licitantes.


Com o intuito de promover a qualificação continuada dos servidores municipais, a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Gestão (Seges) e da Escola de Gestão Municipal (Egem), realizou um curso de capacitação sobre a nova Lei de Licitações (Lei n.14.133/2021), que estabelece normas gerais de licitação e contratação para as Administrações Públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, Estados, Distrito Federal e Municípios.
A partir de primeiro de janeiro de 2024, a Nova Lei de Licitações tornou-se de aplicabilidade obrigatória para todos os entes licitantes. Com isso, diversas novidades trazidas por ela impactam diretamente aqueles que possuem contratos com a administração pública ou que pretendem estabelecer um contrato. “O novo regramento sobre Licitações e Contratos Administrativos foi instituído pela Lei nº 14.133/2021 e trouxe uma série de inovações, como a exclusão das modalidades de carta-convite e tomada de preços e a inclusão de uma nova modalidade: o diálogo competitivo. É fundamental garantir a disseminação do conhecimento e a troca de experiências entre as diferentes áreas da administração pública municipal”, aponta a secretária da Seges, Evelyse Ferreira Cruz Oyadomari.
O evento contou com a participação de servidores de vários setores da Seges, bem como servidores de outras secretarias e órgãos da prefeitura, dividido em 6 módulos, com duração de 90 horas-aula. O curso visa capacitar os participantes sobre as novidades e mudanças trazidas pela Nova Lei de Licitações, enfatizando práticas, processos e gestão de contratos conforme a legislação atualizada. Os participantes aprenderão a aplicar as normas de forma eficiente, reduzindo riscos e melhorando a governança em processos licitatórios.
Para Fabiene Gardin, que atua em um cargo administrativo da Seges, o conhecimento adquirido por meio do curso irá proporcionar maior racionalidade, agilidade e economicidade às atividades de compra e licitações de toda a Prefeitura Municipal de Campo Grande (PMCG). “É louvável a iniciativa da Seges em capacitar todos os servidores da prefeitura, já que reflete diretamente nos serviços ao cidadão campo-grandense”.
“O curso é de grande importância para o servidor agregar conhecimento e, principalmente, valorizar a atuação frente ao trabalho realizado dentro das secretarias”, aponta Angélica de Castro Nascimento, superintendente de Administração e Finanças da Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro).
O curso ocorrerá em três encontros: 17 a 19 de abril, 20 a 23 de maio e 19 a 21 de junho. Os horários serão das 7h30 às 12h e das 13h às 17h30, no Parque Tecnológico de Campo Grande (Parktec), na Avenida Rachid Neder, 760, Monte Castelo.
Veja Também
Mentora e jornalista da Capital, Ellen Genaro leva mulheres à jornada transformadora na Irlanda
Programa do governo amplia atendimento noturno em 46 postos de saúde
Equipe do Sesi MS fica em 3º lugar em torneio regional de robótica nos EUA
Consultório Móvel da Subea divulga agenda de atendimento do mês de Maio
