Prefeito pede à população que atenda recenseadores do IBGE
Marcelo Iunes também mostrou preocupação com os dados parciais que revelaram redução da população
Ao avaliar os números prévios do Censo 2022, em que Corumbá aparece com 94.874 moradores, o prefeito Marcelo Iunes reforçou a importância do atendimento aos recenseadores do IBGE para a entrevista e coleta de dados.
Iunes destacou que a participação da população é fundamental porque o Censo reflete variados aspectos da sociedade e serve de base de cálculo de distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que é feita de acordo com o número de habitantes.
Marcelo Iunes também mostrou preocupação com os dados parciais que revelaram redução da população corumbaense.
“No último Censo, realizado em 2010, Corumbá tinha 103.703 habitantes e agora, com estes dados ainda parciais, temos 94.874 moradores. Nossa expectativa era de pelo menos 112 mil habitantes, como havia apontado a estimativa do próprio IBGE em 2021”, observou o chefe do Executivo Municipal. No ano passado a estimativa populacional apontou 112.669 pessoas na cidade.
“Sabemos que é uma prévia ainda, mas é importante que todos respondam ao Censo 2022 e recebem o recenseador para a coleta de dados. Segundo o IBGE nos informou, há muitos casos de recusas, de moradores ausentes. Peço que recebam e atendam ao recenseador. Quem não respondeu ao Censo pode entrar em contato com o IBGE para receber o recenseador”, disse o prefeito de Corumbá lembrando que a contagem populacional ajuda a definir valores de repasses de recursos. “Essa redução preocupa a Prefeitura, porque o município pode perder recursos do FPM, que está diretamente ligada ao número de habitantes, pode diminuir ICMS, recursos para a saúde”, completou.
Iunes enfatizou que o Censo 2022 está em campo realizando coletas desde 1º de agosto e continuará durante o mês de janeiro de 2023. Para apoiar o IBGE na contagem populacional, a Prefeitura criou – em novembro – uma Força-Tarefa com servidores das secretarias de Assistência Social e Cidadania; Saúde; Educação e também da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil.
“Mais uma vez, eu peço a todos que se conhecerem alguém que não foi recenseado, que fale da importância e avise que o Censo ainda está sendo feito e que entre em contato com o IBGE”, concluiu. Os dados parciais divulgados pelo IBGE correspondem aos dados coletados até o dia 25 de dezembro. Em Corumbá o recenseamento atingiu, até agora, aproximadamente 75% de coleta de dados.
Quem não foi recenseado tem à disposição três números telefônicos entrar em contato para agendar a visita do recenseador. Os números são: (67) 98129-2211; (67) 98129-1226 e (67) 98129-2292.
Veja Também
Rodovia BR-163/MS terá movimento intenso na virada do ano
Moraes pede explicações sobre visitas a presos do Inquérito do Golpe
Adestrador de cavalos de MS faz sucesso nos Estados Unidos
Confira dicas de médica dermatologista para manter a saúde da pele