Prazos processuais retomam nesta terça-feira no Judiciário de MS
Suspensão entre 7 e 20 de janeiro manteve serviços essenciais e não prejudicou atendimento ao público
Desde 7 de janeiro, o expediente forense no Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul está funcionando normalmente. Contudo, os prazos processuais, suspensos até o dia 20, voltam a contar nesta terça-feira (21).
Entre os dias 7 e 20 de janeiro, conforme o § 2º do artigo 220 do Código de Processo Civil, não ocorreram audiências ou sessões de julgamento em primeira e segunda instâncias. As alterações promovidas pela Lei nº 14.365/2022 também estenderam a suspensão para os prazos criminais, em conformidade com o artigo 798-A do Código de Processo Penal.
Apesar da suspensão, serviços judiciais essenciais foram mantidos, com a realização de atos urgentes relacionados à proteção de direitos fundamentais. Durante o período, gabinetes de juízes e desembargadores, além de setores administrativos, continuaram funcionando em todo o estado.
A suspensão dos prazos não prejudicou os jurisdicionados, já que o atendimento ao público foi assegurado, e decisões, despachos, sentenças e acórdãos seguiram disponíveis no portal de acompanhamento processual do Tribunal de Justiça.
Com a retomada da contagem, audiências na primeira instância e sessões de julgamento no segundo grau voltam a ocorrer normalmente.
Veja Também
Sul-mato-grossenses podem concorrer a 10 mil bolsas para aprender programação
Câmara de Campo Grande define emendas federais com bancada de MS
Senado pode votar em 2025 volta da obrigação de extintores em carros
Sem aposta ganhadora, Mega-Sena pode pagar R$ 7 milhões nesta terça-feira