Diário Digital
 
Geral

Prazo termina com mais de 97% dos rebanhos cadastrados em MS

Tanto no Pantanal como Panalto, o índice de adesão do recadastramento foi alto

|
Gabriel Telê Santana
AddThis Website Tools
(Foto: Divulgação/ Mato Grosso do Sul)

O Prazo para a Atualização Cadastral e Declaração Semestral de Rebanhos em Mato Grosso do Sul terminou na semana passada, com a adesão de quase todos os produtores. No Pantanal, 97,81% dos rebanhos foram declarados e, no Planalto, o índice foi de 97,99%

A declaração é obrigatória para criadores de bovinos e de outros animais como galinha, galinha-d'angola, ganso, marreco, pato, peru, ratitas, perdiz, aves não destinadas à produção de carne ou ovos (ornamentais/silvestres), codorna, suíno, caprino, ovino, equino, asinino, muar, abelha, bicho da seda e animais aquáticos.

Quem não realizou a Atualização Cadastral e a Declaração Semestral de Rebanhos dentro do prazo estabelecido pode ter a propriedade bloqueada e sofrerá a suspensão da emissão de Guia de Trânsito Animal para o trânsito de animais. Além disso, estará sujeito a aplicação de penalidades previstas em legislação.

O diretor-presidente da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), Daniel Ingold, destacou a importância da declaração. “Se não for feito, vai receber multa que é de 100 Uferms, que hoje corresponde a R$ 4,8 mil. Contamos com o produtor rural para a liberação do Estado de Mato Grosso do Sul para caminhar para o status sanitário de livre de aftosa sem vacinação", disse.

Veja Também

Com pavimentação, drenagem e nova via, Selvíria avança em infraestrutura

Estudante do MS conquista medalha de ouro na Obmep

Governo de MS discute em Brasília obras que vão impulsionar logística do Estado

Caracol zera fila de especialidades após implantar telemedicina

AddThis Website Tools