Geral

Praça Ary Coelho recebe 15 novas árvores

Foram plantadas mudas de ipês amarelo, branco, rosa e roxo, além de pau-brasil, manduví, canafístula e jambo-do-Pará, nativas do Viveiro Municipal Flora do Cerrado

|
Redação
Foram plantadas mudas de ipês amarelo, branco, rosa e roxo, além de pau-brasil, manduví, canafístula e jambo-do-Pará, nativas do Viveiro Municipal Flora do Cerrado (Foto Divulgação)

A Praça Ary Coelho, coração da Capital, ganhou nesta sexta-feira (19) o plantio de 15 novas árvores, que passam a integrar a beleza paisagística do espaço e a torná-lo ainda mais agradável para o convívio familiar, o lazer e a realização de eventos.

Foram plantadas mudas de ipês amarelo, branco, rosa e roxo, além de pau-brasil, manduví, canafístula e jambo-do-Pará, nativas do Viveiro Municipal Flora do Cerrado, administrado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (Semades).

Para Maria Helena Souza, 57 anos, que também frequenta a praça com a família, a arborização melhora a qualidade de vida no espaço “Hoje estou participando da feira cultural, mas sempre venho com minha família. Aqui é um ambiente gostoso, com muito movimento, e ter mais sombra é tudo de bom. No calor, a gente procura isso, porque faz diferença até na respiração”, comentou.

Maria Helena Souza, 57 anos, que também frequenta a praça com a família (Foto Divulgação)

Luiz Monteiro da Silva, 76 anos, que visita a praça há mais de 15 anos, também aprovou a iniciativa “É um ponto de lazer, um cartão-postal da cidade. De uns meses pra cá a praça tem mudado, melhorado. Agora há mais segurança, e podemos aproveitar com mais tranquilidade a sombra das árvores”, relatou.

O diretor da Fundação Municipal de Cultura (FUNDAC),Valdir Gomes, destacou que o plantio faz parte de um processo maior de revitalização da Praça Ary Coelho “Essa iniciativa é fundamental. Pegamos a praça em situação de abandono e estamos modernizando o espaço. Recentemente plantamos 40 mudas frutíferas, todas se desenvolveram bem, e agora reforçamos com novas espécies ornamentais. A Praça Ary Coelho é o coração de Campo Grande, um lugar que precisa estar vivo, com sombra, cultura e convivência. Esse trabalho em parceria com a Semades é parte da retomada da urbanização do centro”, afirmou.

Valdir também ressaltou que a praça voltou a ser palco de atividades culturais “No mês passado trouxemos escolas de samba, e hoje temos o evento ‘Cultura vai à Praça’, com show de flashback. A integração entre urbanização e cultura é essencial para dar vida ao centro da cidade”, completou.

Já Antônio Carlos, 68 anos, contou que está em Campo Grande para tratamento de saúde, e disse que o cuidado com os espaços públicos é perceptível “Melhorou muito a questão dos parques. E, quando se trata de árvores, Campo Grande sempre foi privilegiada. Gosto de passear na Ary Coelho, encontro conhecidos e desfruto de um lugar agradável e bem arborizado”.

E Anésia Cacimiro dos Reis, 72 anos, que participa de projetos sociais na praça durante a semana, reforçou a importância da arborização para enfrentar o calor “As árvores são muito boas para nós, tanto para a saúde quanto para o conforto. Quem frequenta aqui sabe a diferença que a sombra faz, eu aproveito mesmo e gosto de estar aqui”.

A secretária-adjunta da Semades, Vera Bacchi, enfatizou a união de esforços para cuidar da arborização urbana “Esse plantio é resultado de um trabalho integrado entre as secretarias, que têm unido forças para revitalizar os espaços públicos da nossa cidade. Cuidar das árvores é cuidar das pessoas, porque elas trazem qualidade de vida, bem-estar e reforçam a identidade de Campo Grande como a da capital mais arborizadas do país”. O plantio contou com a presença de representantes do Exército Brasileiro e da concessionária Águas de Guariroba.

Veja Também

Justiça do Trabalho determina volta de 70% dos motorista durante greve

Indígenas mantêm interdição parcial no anel viário em Dourados

MS Ativo Cooperação encerra 2025 com adesão total dos municípios

Festival de Ginástica da Prefeitura em Campo Grande