Diário Digital
 
Geral

População poderá supervisionar as obras públicas pelo celular

|
Redação
AddThis Website Tools

Na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul nesta terça-feira, 14 de maio, começa a tramitar o Projeto de Lei que obriga a disponibilidade do Código QR em todas as placas de obras públicas estaduais, para que o cidadão faça a leitura e fiscalização eletrônica pelo dispositivo móvel.

O projeto diz que deverão constar na base de dados: nome, população atendida, valor previsto, data da ordem de serviço, valor já gasto, informações da empresa executante, notas fiscais, eventuais aditivos contratuais, projetos arquitetônicos , previsão do fim da obra e nome do servidor responsável pela fiscalização da obra.

O autor da proposta foi o 1º secretário da Casa de Leis, deputado Zé Teixeira (DEM),. Ele explica que o objetivo é garantir ao cidadão o amplo acesso às informações da administração pública. “Os órgãos públicos da administração pública direta, indireta ou fundações deverão disponibilizar as informações referentes aos procedimentos licitatórios e relatório mensal sobre a execução da obra, com uma interface simples para acesso de toda a população”, disse o parlamentar.

O QR Code é um código de barras bidimensional, facilmente escaneado pelos aparelhos celulares equipados com câmera e um aplicativo que faça sua leitura. Esse código, após a decodificação, passa a ser um trecho de texto ou um link que irá redirecionar o acesso ao conteúdo publicado em site.

(Com informações da Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul)

Veja Também

Companhia Energética irá restaurar 460 hectares de mata nativa em MS

Com alta nos casos de hepatites, Sesau alerta para vacinação

Fórum Rota Sustentável vistoria MS-345 para prevenir acidentes com fauna

Deputado de MS quer facilitar acesso a arma de fogo às vítimas de violência

AddThis Website Tools