Geral

Ponto de vacinação no CBMMS é estratégia da Saúde para ampliar cobertura

Estrutura localizada na rua Sete de Setembro 408, esquina com a Quatorze de Julho, funciona das 08h as 19h

|
Victória Bissaco e Juliana Brum
Ponto de vacinação na região central amplia acesso à população - (Foto: Bruno Barros)

Os residentes de Campo Grande que ainda não se imunizou contra a Influenza pode buscar o Quartel Central do Corpo de Bombeiros para tomar a vacina. O ponto novo foi aberto nesta segunda-feira, 15 de maio, e funcionará até o 19 de maio, das 8h às 19h. O intuito é ampliar a cobertura vacinal, disponível desde hoje para toda população de Mato Grosso do Sul.

O novo ponto de imunização temporário foi montado no Quartel Central do Corpo de Bombeiros Militar, localizado na rua Sete de Setembro 408, esquina com a Rua Quatorze de Julho. A coordenadora estadual de vigilância epidemiologia da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Ana Paula Goldfinger reforça que o intuito da estrutura é ampliar o acesso da vacinação.

A coordenadora estadual de vigilância epidemiologia da SES, Ana Paula Goldfinger - (Foto: Bruno Barros)

“É uma estratégia diferenciada onde a gente visa resgatar essa população que ainda não recebeu a vacina, oportunizar o acesso fácil a esses grupos, visto o local, que é aqui no Centro”, conta. Reforça também que não acredita em uma recusa na vacinação por parte da população, mas sim em dificuldade em grande parcela dos campo-grandenses de acessarem os pontos de imunização. “Então, essa estratégia vem justamente para isso, facilitar esse acesso à população”.

O ponto de imunização busca aumentar a cobertura vacinal em Campo Grande. Conforme relatório disponibilizado na sexta-feira, dia 12 de maio, de maio pelo Serviço de Imunização da Sesau , 22,11% do público-alvo foi vacinado, o que representa 74,9 mil pessoas de um público estimado em 339 mil pessoas.

Em pouco mais de uma hora de abertura, a estimativa da Secretaria de Estado de Saúde é de que cerca de 70 pessoas tenham busco o ponto na região central, a maioria idosos, “o que deixa a gente muito feliz”, agradece a coordenadora de vigilância.

Maioria dos vacinados nesta manhã foi idosos - (Foto: Bruno Barros)

Quem aprovou o ponto de imunização central foi Oneide Jades, de 77 anos. A idosa é moradora do bairro Monte Castelo e conta soube da estrutura de vacinação por meio do jornal. “Acho essas campanhas ótimas. Eu mesma era para já ter vacinado, mas me deu uma tosse e deixei passar. Agora que eu melhorei, pensei ‘deixa eu ir lá porque é mais perto’. Os locais mais afastados são ruins”, afirma.

A ampliação da oferta da vacina para a população geral – válida para crianças a partir de 6 meses de idade – também ocorre como forma de medida preventiva para abrandar sintomas de síndrome gripal e síndrome respiratória aguda grave, especialmente nas crianças.

Segundo a coordenadora de vigilância epidemiológica da SES, com a estratégia de montar o ponto na região central, o Corpo de Bombeiros iniciou os trabalhos de imunização bem cedo nesta segunda-feira. “Inclusive, antes mesmo da abertura tinham pessoas que buscaram a vacinação por aqui. Foram pessoas que estavam esperando ônibus e queria receber a dose". 

Ponto de imunização fica localizado no Centro de Campo Grande - (Foto: Bruno Barros)

Um dos atendidos pela manhã foi Elizeu Santos Soares, de 54 anos. O vacinado conta que buscou a imunização principalmente pela chegada das baixas temperaturas na Capital. “Você tem que estar imunizado, porque se pegar uma gripe, é muito pior, tem que internar”, explica. Eizeu Soares reforça que anualmente busca a vacinação oferecida de maneira gratuita pela Saúde municipal e estadual.

A coordenadora da SES Ana Paula Goldfinger explica que no sábado (20), a Capital realizará o ‘Dia D’ de imunização no 6º Grupamento de Bombeiros Militar, localizado na avenida Poeta Manoel de Barros, número 70, Parque dos Poderes.

Desde cedo a população buscou imunização - (Foto: Bruno Barros)

Além do novo ponto de imunização, durante a semana, a vacinação está disponível durante todo o dia (manhã e tarde) em mais de 70 unidades básicas de saúde (UBS) e de saúde da família (UBSF). A vacina disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todas as unidades de saúde da Capital protege contra os vírus H1N1 e H3N2 da Influenza A e contra a Influenza B, sendo eficaz contra as três formas diferentes de gripe.

Serviço - O ponto de vacinação no Quartel Central do Corpo de Bombeiros Militar, localizado na rua Sete de Setembro 408, esquina com a Rua Quatorze de Julho, atenderá a população a partir dos seis meses de idade até sexta-feira, 19 de maio, das 08h às 19h.

Veja Também

Aplicativo sobre de prevenção de desastres já tem 2 mil downloads

Lula sanciona lei sobre uso de bioinsumos na agropecuária

Bebê sobrevive à cirurgia complexa que retirou tumor do coração na Capital

Polícia Civil de MG já identificou 16 vítimas de acidente na BR-116