Geral

Ponta Porã vai ter primeira pista oficial de atletismo do Estado

Governo do Estado investiu R$ 3 milhões para a obra

|
Redação
Processo de emborrachamento da pista foi iniciado. (Foto: Divulgação/Prefeitura)

Em breve, Ponta Porã será a primeira cidade de Mato grosso do Sul a dispor de uma pista oficial de atletismo, homologada pela Confederação Nacional e apta a receber competições nacionais e internacionais da modalidade.

No final do mês de Abril, iniciou-se o processo de emborrachamento da base de concreto da pista, localizada no terreno da Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã (Funcespp). O sistema de acabamento é composto por uma base de concreto ou asfalto e uma base elástica emborracha pavimentada in loco com máquinas alemãs específicas para pistas de atletismo, e no acabamento resistente a travas de ferro, permeável e com amortecimento.

As provas de marcha atlética e corridas são realizadas na pista oficial, que possui 400 m de extensão na raia de número “1”. Uma pista oficial é constituída por no mínimo oito raias, numeradas de dentro para fora, ou seja, a raia mais interna é a número “1” e a mais externa, normalmente, é a número “8”. A pista consiste de duas retas paralelas que medem aproximadamente 85 m e duas curvas com aproximadamente 115 m (na raia 1).

O sentido de corrida na pista é sempre “anti-horário”. A linha de chegada para todas as provas de pista é única. A mesma se encontra no final da “reta principal” ou “reta de chegada”. A reta principal, por sua vez, é identificada por existir na pista um prolongamento que possibilita realizar as provas de 100 m rasos e 100 e 110 m com barreiras, integralmente em linha reta.

As provas de velocidade são realizadas integralmente nas raias. As provas de maior distância, não são raiadas, ou seja, imediatamente após o sinal de partida, os participantes da prova podem dirigir-se às raias mais internas. Contudo, algumas provas (800 m e revezamento 4 x 400 m) são parcialmente raiadas. Nesse caso, o trecho inicial das provas é raiado e a partir de determinado ponto passa a ser de raia livre.

No gramado interno são disputadas as provas de saltos e lançamentos.

*Com informações da Prefeitura de Ponta Porã

Veja Também

Prefeitura de Bonito abre cadastro de artistas para contratações em 2025

Polícia identifica 26 das 41 vítimas do acidente em Teófilo Otoni

Acordo prevê construção do Fórum da Mulher, Infância, Adolescência e Idoso

Com votação adiada, Orçamento de 2025 terá execução provisória