Policiais recolhem 430 kg de alimentos em desacordo com normas sanitárias
Não foram encontrados sinais de abate clandestino em nenhum dos estabelecimentos vistoriados
A Delegacia de Polícia de Rio Negro participou na data de ontem (23), da operação deflagrada pela Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes contra Relações de Consumo (DECON), em atuação conjunta com a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (IAGRO), na vistoria de alguns estabelecimentos comerciais da cidade. A ação de caráter preventivo teve como foco a fiscalização de produtos de origem animal expostos à venda, oportunidade em que foram observadas a procedência, controle, acondicionamento e adequações às normas legais e sanitárias.
Após rigorosa inspeção, foram apreendidos aproximadamente 430 kg de alimentos em desacordo com diretrizes sanitárias (412 kg de carne bovina, suína e frango, 14kg de manteiga e 900 ovos). Dentre as irregularidades podem ser elencadas: preparo de produtos sem autorização fiscal, itens fora da temperatura adequada, ausência de rótulos e falhas na separação e armazenamento.
Vale ressaltar que não foram encontrados sinais de abate clandestino em nenhum dos estabelecimentos vistoriados. Os fatos foram registrados na Delegacia de Rio Negro e também houve autuação administrativa dos órgãos de vigilância, com aplicação de multas, advertências e prazo para adequação às normas.
A ação de caráter permanente faz parte do plano de operações da DECON, que visa a proteção de todo consumidor no Estado de Mato Grosso do Sul.
Todos os produtos e materiais apreendidos foram encaminhados para a destinação adequada e/ou para descarte.
Veja Também
Bancos voltam a funcionar normalmente hoje
MS encerra 2024 com mais de R$ 2,4 bilhões investidos em saúde