Polícia Civil define critérios para avaliação psicológica em concursos
Nova regulamentação será aplicada no próximo certame, com 400 vagas previstas

O Conselho Superior da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul (CSPC) realizou, nesta quarta-feira (12), sua primeira reunião ordinária de 2025. Durante o encontro, foi aprovada a regulamentação do artigo 52 da Lei Complementar 114/2005, que estabelece critérios para avaliação psicológica de candidatos às carreiras da Polícia Civil.
A nova diretriz passa a valer para o próximo concurso público autorizado pelo Estado, que prevê 300 vagas para Investigador de Polícia Judiciária e 100 para Escrivão de Polícia Judiciária.
A regulamentação foi elaborada por uma Comissão Especial e estabelece critérios objetivos para a análise psicológica dos candidatos. O processo será baseado na profissiografia, um estudo científico que define competências e requisitos psicológicos para cada cargo.
A normativa também determina parâmetros para a avaliação, incluindo características intelectuais, motivacionais e de personalidade. Com isso, a Polícia Civil busca selecionar profissionais mais preparados para os desafios da função e fortalecer as equipes da corporação.
Veja Também
Atuação do MPMS obriga Campo Grande a criar Plano Anual de Limpeza
Praça Ary Coelho tem Casa do Papai Noel e muitas luzes; veja fotos
Mãe e filha morrem em acidente envolvendo três veículos
Energisa leva serviços e orientações à 6ª edição do Frango no Rolete