PMA de Miranda resgata sucuri encontrada em residência na cidade
Polícia Militar Ambiental do município capturou cobra de aproximadamente dois metros e meio em fundo de oficina mecânica

A Polícia Militar Ambiental de Miranda, há 182 km de Campo Grande (MS), no dia 18/04, recebeu um chamado telefônico para capturar uma sucuri jovem, aproximadamente dois metros e meio de comprimento, que estava nos fundos de uma oficina mecânica na região central da cidade.
Ao chegar ao local indicado, a equipe da PMA foi informada pelos funcionários sobre a localização da cobra, próxima a tábuas empilhadas. Com o uso de equipamentos apropriados, como cambão, pinça e puçá, a sucuri foi capturada sem incidentes. Após a captura, a cobra foi avaliada por um veterinário local, que constatou estar em perfeitas condições de saúde. Em seguida, o animal foi reintroduzido em seu habitat natural, em uma área afastada da cidade, garantindo sua segurança e bem-estar.
PMA destaca que vivemos em um estado que preserva vastas áreas de mata, como é o caso de Mato Grosso do Sul, o aparecimento de animais silvestres é uma ocorrência comum. Isso é ainda mais evidente em ambientes próximos ao Pantanal, como é o caso da cidade de Miranda. A proximidade com esses ecossistemas naturais aumenta a probabilidade de interação com a fauna local, destacando a importância de estarmos sempre preparados para lidar com essas situações de forma segura e consciente.
Diante do aumento dos avistamentos de serpentes em áreas urbanas nos últimos dias, a Polícia Militar Ambiental orienta como agir ao se deparar com esses animais.
1- Ao encontrar uma serpente é crucial não subestimar o animal, independentemente de ser ou não uma espécie venenosa. O correto é sempre considerar que a serpente pode representar um risco à saúde e evitar tocá-la sob qualquer circunstância, reduzindo assim as chances de acidentes.
2- Em casos de aparecimento de serpentes em residências, é fundamental manter uma distância segura do animal e não tentar capturá-lo por conta própria. A melhor atitude a ser tomada é entrar imediatamente em contato com a Polícia Militar Ambiental ou com o órgão responsável pela proteção da fauna silvestre em sua região.
Ao respeitar e proteger a vida selvagem, contribuímos para a preservação da biodiversidade e para a harmonia do meio ambiente. Agindo de forma consciente e responsável, podemos coexistir de maneira pacífica e segura com os animais que compartilham nosso espaço.
Veja Também
SES alinha estratégias para enfrentamento das arboviroses em MS
Cursos de artesanato ampliam oportunidades para reeducandos da Capital
Seminário debate impactos de eventos severos e ações de prevenção em MS
Pesquisa revela que brasileiros preferem ganhar presentes a PIX