Diário Digital
 
Geral

PMA autua empresa por descarte irregular de resíduos sólidos

No local, havia entulhos como madeira, carretéis de madeira, mangueiras plásticas e outros

|
Redação
AddThis Website Tools
(Foto: Divulgação/PMA)

A Polícia Militar Ambiental (PMA) de Cassilândia foi acionada para verificar uma denúncia de descarte irregular de resíduos sólidos, realizado por uma empresa, próximo às margens da rodovia BR-158. 

Ao chegar no local, a guarnição constatou a veracidade dos fatos da denúncia e que, no local, havia entulhos como madeira, carretéis de madeira, mangueiras plásticas, luvas, calçados, plásticos, tambores, caixas de papelão, caixas de material isopor, sacolas plásticas, materiais de construção, todos lançados a céu aberto.  

Diante do fato, a equipe policial deslocou-se até a empresa que se encontrava a pouco metros do local em que o material fora descartado. Ao indagar o funcionário acerca dos fatos e do licenciamento ambiental das atividades da empresa, o homem informou que o lixo foi descartado pela empresa e que no momento não possuía nenhuma documentação ambiental no local. 

(Foto: Divulgação/PMA)

Ante a constatação do crime ambiental previsto no artigo 54 da Lei 9.605/98 e art. 62 inciso V do Dec. 6.514/08, a empresa foi autuada administrativamente em R$ 10.000,00 e foi notificada a apresentar o licenciamento ambiental de suas atividades, bem como recolher e dar destino correto aos resíduos sólidos que foram descartados de forma irregular, conforme determina a Lei 12.305/10 (Política Nacional de Resíduos Sólidos). 

Além disso, o fato foi encaminhado à autoridade de polícia judiciária de Cassilândia para as devidas providências.

Veja Também

TJMS avalia uso de inteligência artificial para análise de petições iniciais

AcolhEduc promove inclusão linguística de imigrantes em Dourados

Trabalhador é resgatado de fosso de oito metros de profundidade em MS

STF pede que PGR apure abuso em greve de peritos do INSS