Geral

PMA apreende caminhão com carvão ilegal e autua proprietário

Carvoaria, que estava legalizada, tentou sair com crédito para transporte de mercadorias sem DOF

|
Isabela Duarte
Proprietário vai responder por crime ambiental (Foto: Divulgação/ PMA)

A Polícia Militar Ambiental de Batayporã (MS) apreendeu um caminhão baú com 21 m³ de carvão transportados ilegalmente e autuou carvoeiro em R$ 6.300,00 durante fiscalização ambiental em uma estrada vicinal.

A estrada era localizada no município de Nova Andradina, a 15 km da cidade, e policiais abordaram na tarde de 23 de Dezembro, um veículo VW/8150 do tipo baú, que transportava ilegalmente o produto proveniente de madeira nativa.

A carga era transportada sem o Documento de Origem Florestal (DOF) e foi apreendida junto com o veículo.

O DOF é o documento ambiental para o transporte, comércio, industrialização e armazenamento de qualquer produto da flora nativa. A falta desta licença caracteriza-se crime e infração administrativa.

Diante da irregularidade, o proprietário do carvão ilegal e de uma carvoaria na região, residente em Nova Andradina, foi autuado administrativamente e recebeu multa de R$ 6.300,00.

O autuado, o carvão e o veículo foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Batayporã e o infrator responderá por crime ambiental, com pena prevista de seis meses a um ano de detenção.

A PMA foi à carvoaria do infrator, que estava legalizada.

Algumas vezes, os carvoeiros tentam passar o material florestal nativo sem o DOF para que não seja realizada a baixa na quantidade do crédito no sistema do órgão ambiental, podendo então, transportar carvão de desmatamentos e processado em carvoarias ilegais com o documento daquele carvão transportado sem a emissão do DOF.

(Com informações da Assessoria)

Veja Também

SES alinha estratégias para enfrentamento das arboviroses em MS

Cursos de artesanato ampliam oportunidades para reeducandos da Capital

Seminário debate impactos de eventos severos e ações de prevenção em MS

Pesquisa revela que brasileiros preferem ganhar presentes a PIX