Diário Digital
 
Geral

PMA apreende 1km de redes e 20 kg de pescado ilegal

|
Redação
AddThis Website Tools

Durante fiscalização ontem (11), os Policiais Militares Ambientais de Bataguassu  apreenderam 18 redes de pesca emendadas de malha 90 e 110 milímetros (petrecho proibido) armadas no rio, medindo 1.000 metros. Os petrechos ilegais estavam armados e, na margem do lago, os Policiais encontraram oitos exemplares de peixes da espécie piranha. Provavelmente, os infratores que armaram os petrechos perceberam a fiscalização e abandonaram o pescado, que tinham recolhido das redes.

Durante a retirada dos petrechos ilegais realizada pelos Policiais, foram soltos mais 20 kg de pescado que estavam vivos e presos às redes. Os infratores proprietários das redes não foram identificados.

O uso de petrechos proibidos do tipo redes de pesca é muito comum na região, pois, nos lagos das Usinas Hidrelétricas do rio Paraná, este petrecho é permitido para o pescador profissional, desde que identificado e com malha de tamanho a partir de 140 milímetros. Ocorre que muitos pescadores profissionais armam redes com malha menor à permitida e não identificam. A legislação só permite também no máximo 100 metros de redes armadas, localizadas pelo menos, a 150 metros de distância uma da outra, porém, muitas vezes, os pescadores profissionais emendam várias redes excedendo a metragem permitida. Este tipo de uso é crime.

Pescadores amadores que não podem por lei utilizarem esses petrechos também acabam os utilizando, o que caracteriza crime ambiental.

Veja Também

Gestação Humanizada reduz afastamento e apoia mães no retorno ao trabalho

Mutirão da Energisa no TJMS tem 50 audiências e R$ 535 mil em acordos

4ª Copa Amador da Capital tem 58 times e premiação de R$ 35 mil

Mutirão Todos em Ação terá edição especial neste sábado na Vila Popular

AddThis Website Tools