Plataforma on-line do FAC oferta serviços por meio digital
Portal funciona como vitrine para uma variedade de programas, projetos, cursos, palestras e oficinas


A Prefeitura Municipal de Campo Grande (PMCG), por intermédio da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec), lançou o novo portal FAC Ajuda, iniciativa dedicada ao Fundo de Apoio à Comunidade (FAC), com o propósito de impulsionar a inclusão social e o desenvolvimento comunitário. O Portal FAC Ajuda é uma ferramenta inovadora que chega para capacitar, apoiar e transformar vidas em um esforço conjunto.
A novidade é que o Portal FAC Ajuda é um serviço digital oferecido para toda a população. Ele funciona como vitrine para uma variedade de programas, projetos, cursos, palestras e oficinas voltados para a capacitação profissional.
Um dos seus objetivos é criar oportunidades para a inclusão no mercado de trabalho, geração/aumento da renda doméstica, resultando em um ambiente propício para a construção e manutenção de famílias em situação de vulnerabilidade social.
“Estamos trazendo inovação para os nossos serviços, onde o líder comunitário realizará seu cadastro no Portal. Este processo facilitará o acesso do líder aos cursos/oficinas de geração de renda oferecidos pelo FAC. Tudo foi desenvolvido pensando em facilitar a comunicação entre a prefeitura e o líder comunitário, que tem um papel fundamental para o FAC, visto que ele é um intermediador dos serviços que nós prestamos”, destaca a coordenadora do FAC, Adir Diniz.
Vale lembrar que, antes do Portal FAC Ajuda, as inscrições eram feitas por meio de um formulário do Google criado exclusivamente para cada oficina. A partir de agora, basta acessar o sistema de qualquer lugar, com uma interface amigável e informações detalhadas. O portal oferece aos cidadãos acesso simplificado às ferramentas que podem transformar suas trajetórias de vida.
“Tudo foi desenvolvido pensando em facilitar a comunicação entre a prefeitura e a população. O Portal dará acesso aos munícipes em geral, interessados em participarem dos cursos de geração de renda, levando assim transparência e celeridade aos serviços disponíveis pelo FAC”, ressalta a prefeita Adriane Lopes.
O Sistema FAC Ajuda, que já estava em pleno funcionamento e servindo diversas Secretarias, se destaca como uma peça fundamental no aprimoramento do gerenciamento e na coordenação das ações sociais. Essa plataforma oferece um espaço centralizado para o registro de atendimentos, atividades e informações direcionadas às pessoas em situação de vulnerabilidade social.
“A gestão utiliza a tecnologia como apoio de todas as áreas. Nesse caso específico, a tecnologia é utilizada para a inclusão social e oportunidades”, pontuou o diretor-presidente da Agetec, Paulo Fernando Garcia Cardoso.
Suas funcionalidades são abrangentes e vão desde o cadastramento de indivíduos e Instituições até o controle de estoque, gestão de cursos, turmas e frequência, emissão de certificados, gestão de doações, registro de atendimentos prestados e até mesmo a administração de projetos como “Recomeçar Moradia” e “Disk Solidariedade”.
A emissão de gráficos e relatórios quantitativos e qualitativos oferece transparência nas ações realizadas e de seu impacto na comunidade.
Veja Também
Prefeitura entrega nesta quarta-feira reforma em teminais da capital
Inscrições em concursos públicos do IFMS seguem abertas até dia 10
Tribunal de Justiça define novo juiz de cooperação do programa Lar Legal MS
Ruas João Marchesi e Manoel Ferreira terão sentido único em Três Lagoas
