Geral

Plantio de soja avança em Mato Grosso do Sul com retorno das chuvas

Área plantada já supera 30% do total e ritmo está 10,1% acima do registrado em 2023

|
Redação
(Foto: Álvaro Rezende/Arquivo)

O início das chuvas em outubro impulsionou o plantio de soja em Mato Grosso do Sul, que alcançou 30% da área prevista até a terceira semana do mês, um avanço significativo em relação ao mesmo período do ano passado e das últimas cinco safras. O boletim divulgado pelo Projeto Siga-MS, coordenado pela Semadesc em parceria com a Aprosoja/MS, aponta que a área destinada ao cultivo de soja deverá totalizar 4,5 milhões de hectares nesta safra, um aumento de 6,8% em relação ao último ciclo.

Dentre as regiões do estado, o Sul lidera o plantio com 39,7% da área cultivada, enquanto as regiões Centro e Norte apresentam 20,7% e 17,2%, respectivamente. Até o momento, 94,7% das lavouras estão em boas condições de plantio, embora a região Sul registre a maior proporção de áreas em condições consideradas ruins, com 20%.

A expectativa de produtividade é de 51,7 sacas por hectare, o que pode resultar em uma produção próxima a 14 milhões de toneladas. Os técnicos do Siga-MS indicam que, historicamente, a maior parte da semeadura ocorre entre 18 de outubro e 8 de novembro, período em que cerca de 70% das lavouras são plantadas.

Previsão de chuvas

Apesar do retorno das precipitações, os índices de chuva na primeira quinzena de outubro ficaram abaixo da média histórica em todas as cidades, segundo o Cemtec/MS. A previsão para o período de 21 a 29 de outubro é de chuvas variando entre 10 e 60 milímetros, concentradas principalmente nas regiões Norte, Pantaneira e Nordeste. Já entre 29 de outubro e 6 de novembro, a expectativa é de acumulados entre 20 e 60 milímetros.

Com esse cenário, a chuva se torna um fator crucial para garantir o sucesso da semeadura e o desenvolvimento das plantas, especialmente nas áreas que ainda apresentam deficiências hídricas.

Veja Também

Seminário debate impactos de eventos severos e ações de prevenção em MS

Pesquisa revela que brasileiros preferem ganhar presentes a PIX

Atuação do MPMS obriga Campo Grande a criar Plano Anual de Limpeza

Praça Ary Coelho tem Casa do Papai Noel e muitas luzes; veja fotos