Geral

Pista de atletismo de padrão internacional é inaugurada em cidade de MS

Certificação coloca a estrutura entre as melhores do país, apta para receber competições continentais

|
Redação
(Foto: Lucas Castro/Fundesporte)

Uma pista de atletismo de padrão internacional, homologada como nível 2 pela World Athletics (federação internacional da modalidade), já está entregue à população de Chapadão do Sul (MS). A certificação coloca a estrutura entre as melhores do país, apta para receber competições continentais de grande porte e proporcionar condições de treino de excelência para atletas de alto rendimento.

A homologação, emitida no último dia 4 e válida até 2029, atesta que a infraestrutura cumpre rigorosos padrões internacionais, consolidando o município como um polo esportivo estratégico. Com investimento total de R$ 7,6 milhões, fruto da parceria entre Governo do Estado e Prefeitura Municipal, a nova instalação coloca Chapadão do Sul no seleto grupo de apenas 17 cidades brasileiras que possuem pista com certificação de elite. 

Na solenidade de inauguração, o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, destacou a importância da pista para o futuro do atletismo no estado. Ele ainda ressaltou a localização privilegiada da pista, no centro da cidade, como símbolo do compromisso com a valorização do esporte. 

A solenidade de inauguração também contou com a presença de figuras de destaque, como o atleta paralímpico sul-mato-grossense Yeltsin Jacques, bicampeão paralímpico na Tóquio-2020 e medalhista na Paralimpíada de Paris- 2024. O atleta compartilhou sua empolgação ao comparar a pista àquelas utilizadas em competições internacionais, como as que presenciou em Paris neste ano.

(Foto: Lucas Castro/Fundesporte)

“Essa pista é um marco para o esporte de Mato Grosso do Sul. É aqui que nascerão os próximos campeões. Estou muito feliz em ver esse investimento chegando ao interior e mudando vidas. Assim que pisei na pista, percebi que ela não perde em nada para as pistas internacionais, inclusive de Paris. A qualidade da infraestrutura é impressionante”, relatou o multicampeão, nascido em Campo Grande. 

Presidente da CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo), Wlamir Motta Campos também marcou presença e elogiou o empenho do Governo de Mato Grosso do Sul na melhoria da infraestrutura esportiva. Segundo ele, a homologação coloca Chapadão do Sul no mapa dos grandes centros do atletismo nacional, o que pode atrair novos eventos, contribuir para o crescimento da modalidade no Brasil, além do impacto social.

Veja Também

Justiça do Trabalho determina volta de 70% dos motorista durante greve

Indígenas mantêm interdição parcial no anel viário em Dourados

MS Ativo Cooperação encerra 2025 com adesão total dos municípios

Festival de Ginástica da Prefeitura em Campo Grande