Pipas na rede deixaram 181,1 mil pessoas sem energia elétrica em 2024
Orientação da concessionária é não tentar tirar pipas enroscadas na fiação ou em postes, por exemplo
A Energisa orienta crianças e responsáveis sobre os cuidados necessários ao empinar pipas, atividade popular nas férias escolares. Em 2024, 181.137 clientes ficaram sem energia elétrica devido a 151 ocorrências de pipas enroscadas na rede elétrica. No ano anterior, foram registrados 130.478 clientes afetados por 164 casos similares.
João Ricardo Nascimento, coordenador de Construção e Manutenção da Energisa/MS, enfatiza a importância de escolher locais adequados para evitar acidentes. "Parques e campos abertos, longe da rede elétrica, são os locais mais indicados para a brincadeira", reforça. Ele também alerta para que ninguém tente retirar pipas presas nos fios e ressalta que apenas profissionais autorizados podem realizar manutenções na rede elétrica.
A Energisa disponibiliza o telefone 0800 722 7272 para casos de interrupção no fornecimento de energia ou identificação de cabos partidos.
Dicas para empinar pipas com segurança:
- Escolha locais afastados da rede elétrica, ruas e avenidas.
- Evite materiais cortantes, como cerol ou linha chilena, que oferecem riscos a pedestres e motoristas, especialmente motociclistas e ciclistas.
- Não empine pipas em dias de chuva ou relâmpagos.
- Conscientize outras pessoas sobre os cuidados necessários para evitar acidentes.
- Nunca tente retirar pipas enroscadas na fiação elétrica.
A conscientização e o respeito às orientações são fundamentais para garantir a diversão sem riscos e evitar interrupções no fornecimento de energia.
Veja Também
Caixa inicia hoje calendário de aditamento do Novo Fies
Primeira poupança do Pé-de-Meia do ensino médio será paga em fevereiro
Governo cria bolsa de R$ 1.050 para estudantes de licenciatura
Suzano bate recorde e produz um milhão de toneladas de celulose em menos de seis meses