Diário Digital
 
Geral

PF cumpre mandado de busca e apreensão

|
Redação
AddThis Website Tools

A Polícia Federal em Pernambuco em colaboração do Tribunal de Contas, deflagrou nessa manhã (19) a Operação Fantoche, em sete Estado. Em Campo Grande/ está sendo cumprido dois mandados de busca e apreensão. Um dos alvos da operação é o prédio da Fiems. A equipe do Diário Digital entrou em contato com a assessoria, porém não teve resposta até o fechamento da matéria.  Além da Cidade Morena, os mandados estão serão cumpridos em Pernambuco, Minas Gerais, São Paulo, Distrito Federal, Alagoas e Paraíba. 

A operação visa desarticular organização criminosa voltada à prática de crimes contra a administração pública, fraudes licitatórias, associação criminosa e lavagem de ativos.

De acordo com a PF, um grupo de empresas sob o controle de um mesmo núcleo familiar atua de forma contínua e perene, desde o ano de 2002, executando contratos firmados por meio de convênios com o Ministério do Turismo e entidades paraestatais do intitulado sistema “S”.

O modus operandi empregado é sempre similar e, em resumo, consiste na utilização de entidades de direito privado sem fins lucrativos para justificar celebração de contratos e convênios diretos com o ministério convenente e Unidades do Sistema S, contratos estes, em sua maioria, voltados à execução de eventos culturais e de publicidade superfaturados e/ou com inexecução parcial, sendo os recursos posteriormente desviados em favor do núcleo empresarial por intermédio de empresas de fachada.

Estima-se que o grupo já tenha recebido mais de R$ 400.000.000,00 decorrentes desses contratos. A ação conta com a participação de 213 policiais federais e 08 auditores do TCU que estão cumprindo 40 mandados de busca e apreensão e 10 mandados de prisão temporária, nos estados de PE, MG, SP, PB, DF, MS e AL. As medidas foram determinadas pela 4ª Vara Federal da Seção Judiciária de Pernambuco, que ainda autorizou o sequestro e bloqueio de bens e valores dos investigados.

Estão na rua 38 equipes distribuídas nos 7 Estados, sendo:

23 equipes em Pernambuco (cumprindo 23 MBA e 07 MPT)

03 equipes em Belo Horizonte/MG (cumprindo 03 MBA)

02 equipes em Nova Lima/MG (cumprindo 02 MBA e 01 MPT)

03 equipes em Brasília/DF (cumprindo 03 MBA)

02 equipes em Campo Grande/MS (cumprindo 02 MBA)

02 equipes em Maceió/AL (cumprindo 02 MBA e 01 MPT)

02 equipes em Campina Grande/PB (cumprindo 03 MBA e 01 MPT)

01 equipe em São Paulo/SP (02 MBA).

Em Pernambuco foi preso o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson  Braga de Andrada. Além dele Luiz Otávio Gomes Vieira da Silva, Luiz Otávio Gomes Vieira da Silva - empresário e um dos donos da Aliança Comunicação, Ricardo Essinger - presidente da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe), Francisco de Assis Benevides Gadelha - conhecido como Buega Gadelha, é presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep-PB),José Carlos Lyra de Andrade - presidente da Federação das Indústrias de Alagoas (FIEA), Lina Rosa Gomes Vieira da Silva - empresária e publicitária, ligada à Aliança Comunicação, Hebron Costa Cruz de Oliveira - advogado e presidente do Instituto Origami, Jorge Tavares Pimentel Junior - empresário sócio da empresa Neves e Silva Produção, Júlio Ricardo Rodrigues Neves - empresário, sócio da Idea Locação de Estruturas e Iluminação e Luiz Antônio Gomes Vieira da Silva - ligado à Aliança Comunicação são alvos da invstigação. 

Matéria atualizada às 09h para acréscimo de informação. 

Veja Também

Hortaliças cultivadas por acadêmicos de agronomia serão doadas ao asilo

Governo de MS discute parcerias com grandes conglomerados japoneses

Grupo Pereira cria Universidade Corporativa para equipe e familiares

Campanha defende transporte legalizado e combate à clandestinidade

AddThis Website Tools