Diário Digital
 
Geral

Petrobras fará monitoramento de tartarugas marinhas por satélite

O projeto quer monitorar 30 animais por telemetria e recebeu investimento de R$ 2 milhões

|
Isabela Duarte
AddThis Website Tools
Monitoramento de Tartarugas será feito pela empresa SALT (Foto: Divulgação/ Prefeitura de Maricá)

A Petrobras inicia este mês a implantação do Projeto de Avaliação das Interações das tartarugas marinhas com as atividades de exploração e produção de petróleo e gás natural, conduzido pelo Ibama.

Com um investimento de dois milhões de reais, o objetivo é monitorar tartarugas da espécie tartaruga-oliva, capturadas em Sergipe para a marcação, por telemetria por satélite.
 
O monitoramento é feito com a um pequeno transmissor colocado no casco, que possibilita acompanhar a posição geográfica do animal em tempo real. Cada aparelho tem expectativa de duração de dois anos.
 
Serão observados dados como rotas de migração, tempo de descanso, tempo e profundidade de mergulho, além de regiões utilizadas para alimentação e reprodução.

Quando a tartaruga marinha vem à superfície para respirar, o aparelho transmite aos satélites as informações armazenadas durante o mergulho, inclusive a temperatura da água e a localização do animal.
 
Na primeira fase do projeto, os transmissores estão sendo implantados em cinco tartarugas, capturadas em praias do Sergipe. A ideia é ter 30 tartarugas marinhas rastreadas nos próximos três anos.

A empresa SALT Ambiental foi contratada para fazer cuidar do processo.
 
A Petrobras é referência no país em projetos de monitoramento de fauna, pelos projetos que executa no âmbito do licenciamento ambiental e que apoia pelo Programa Petrobras Socioambiental.

Veja Também

Evento em Corumbá discute desenvolvimento do turismo no Pantanal

Inscrições para oficinas gratuitas do Bonito CineSur terminam no dia 15

Planos de Saúde são obrigados a avisar usuários de TEA sobre suspensão

Brasil retomará fabricação nacional de insulina após 20 anos

AddThis Website Tools