Diário Digital
 
Geral

Pessoas com mais de 50 anos passa a ser alvo de empresas e feirão de emprego é sucesso na Capital

Rede atacadista e supermercadista da Capital apostam em diversidade e abre vagas para pessoas com mais de 50 anos

|
Ian Netto e Thays Schneider
AddThis Website Tools
Trabalhadores lotam sala de espera por uma vaga de trabalho (Foto Luciano Muta)

Rede atacadista e supermercadista da Capital apostam em diversidade e abre vagas para pessoas com mais de 50 anos. Em um país em que 26% da população tem acima de 50 anos, as oportunidades de emprego para essa faixa etária ainda são restritas. A participação desse grupo não ultrapassa os 10% em muitas empresas, conforme estudo.

Cleide Satim de 56 anos, chegou na funtrab as 7 da manhã e ficou sabendo do feirão através da TV, fora do mercado de trabalho desde maio de 2023, ela espera sair com emprego em  mãos. "Preciso muito trabalhar, sou sozinha e as coisas não fáceis, as contas não esperam. Espero sair daqui com minha vaga de auxiliar de limpeza", comentou.

Cleide Satim de 56 anos (Foto Luciano Muta)


Quem também ficou sabendo da ação através da TV foi o Everton Romero de 47 anos, desempregado há um mês, é a primeira vez que participa do feirão de emprego 50 Mais.
Sobre a importância da ação, ele destaca que deveria acontecer com mais frequência. " Dar oportunidade para as pessoas que estão em casa parada. Está difícil encontrar empresa que emprega pessoas com mais idade, o mercado de trabalho é atualmente formado pelos mais jovens", pontuou.

Everton Romero de 47 anos (Foto Luciano Muta)

Mais de 1.300 vagas estarão disponíveis nesses três dias, com palestras e processos seletivos com contratação mais ágil, com destaque às empresas de marcenaria, farmácia, construção civil, dentre outras.

A Funtrab, vinculada à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), alinhada à política de desenvolvimento das atividades produtivas do Estado, tem possibilitado a criação de postos de trabalho e de geração de renda, viabilizando formas de inclusão ao atrair novos talentos e educar os profissionais que já estão na empresa contra preconceitos enraizados.

De forma geral, os profissionais 50+ que conseguem se recolocar, se dedicam e estão dispostos a demonstrar o quanto são produtivos, pois muitos podem ter concluído seus estudos, consolidaram família e boa parte das conquistas materiais foram feitas, conseguindo atuar com mais foco.

Segundo o diretor-presidente da Funtrab Ademar Silva Júnior, a valorização do profissional está relacionada à capacidade de conviver e interagir com diferentes grupos. “Outro ponto importante é que esses trabalhadores contribuem significativamente para o enriquecimento do ambiente corporativo, proporcionando experiência, conhecimento e inteligência emocional. É preciso reduzir o foco na idade, o que importa é que o profissional tem a oferecer em termos de qualidade”, argumenta o dirigente. Interessados devem se cadastrar com RG, CPF e Carteira de Trabalho, das 8 às 16 horas, na Rua 13 de maio, 2.773 (entre as ruas Dom Aquino e Cândido Mariano).

Veja Também

Mobilização vacina profissionais da indústria em todo o país

Dourados recebe Mostra Literária de Pessoas com Deficiência

Projeto permite iniciar aulas em autoescolas um ano antes da idade mínima

Seu Abraço Aquece: com apoio de servidores e parceiros campanha arrecada mais de 161,8 mil peças