Geral

Pessoa em situação de rua poderá ter isenção na emissão de identidade

Para ter direito ao benefício, a pessoa deverá apresentar cópia do Boletim de Ocorrência

|
Redação
(Foto: Divulgação)

Pessoas em situação de rua em Mato Grosso do Sul poderão ter o direito à emissão gratuita do carteira de identidade. É o que estabelece o Projeto de Lei 227/2022, apresentado nesta quinta-feira (25) na sessão plenária da Assembleia Legislativa. A proposta modifica a Lei Estadual 3665/2009, que trata sobre a isenção do pagamento de taxa para confecção de segunda via de documentos que tenham sido objetos de ações criminosas.

De acordo com o projeto, pessoas que, comprovadamente, encontram-se em situação de rua, conforme verificação pela Secretaria de Estado responsável, terão o direito de obter a isenção da segunda  via da carteira de identidade, independentemente de prova de documento subtraído em razão de crime.

Para ter direito ao benefício, a pessoa deverá apresentar cópia do Boletim de Ocorrência relatando as circunstâncias de fato e a relação dos documentos que foram objetos da ação criminosa.

O projeto seguiu para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Caso tenha parecer favorável quanto à constitucionalidade, passará por votações dos deputados nas comissões temáticas e em sessões plenárias

Veja Também

Justiça do Trabalho determina volta de 70% dos motorista durante greve

Indígenas mantêm interdição parcial no anel viário em Dourados

MS Ativo Cooperação encerra 2025 com adesão total dos municípios

Festival de Ginástica da Prefeitura em Campo Grande