Geral

Pesquisadores de MS coletam amostras de água no Rio Paraguai

Coletas fazem parte dos procedimentos e objetivos de projeto científico da Universidade Estadual

|
Redação
(Foto: Divulgação/UEMS)

Pesquisadores  da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) coletaram amostras de águas, sedimentos do leito fluvial e realizaram perfis batimétricos ao longo do rio Paraguai e seus principais afluentes de ambas as margens (39 perfis e 150 amostras), desde a foz do Miranda até a confluência do rio Apa, na divisa do Brasil com o Paraguai. 

O trabalho de coleta durou cinco dias e faz parte dos procedimentos e objetivos do projeto científico intitulado “Dinâmica hidrossedimentológica e depósitos quaternários do rio Paraguai no Pantanal Sul. 

O grupo de pesquisa coordenado pelo professor Dr. Sidney Kuerten (UEMS/Campo Grande), contou com a participação de acadêmicos Iury Araújo Flores (Geografia Bacharelado) e Igor Biachessi Lemes (Ciências Biológicas), além dos professores Dr. Aguinaldo Silva e Hudson Macedo de Azevedo (UFMS/CPAN, membros do projeto) quem colaboraram com a logística e acompanhamento remoto das ações durantes os dias de coleta. 

Os dados obtidos pelas sondagens, juntamente com as amostras coletadas integram parte dos procedimentos científicos que permitirão compreender a dinâmica do comportamento hidrológico do rio Paraguai e a influência dos rios afluentes nos processos de transporte e deposição de sedimentos. Após o processamento das amostras em laboratório e a análise dos dados batimétricos, será possível identificar ao longo da área estudada os trechos que apresentam maior tendência à deposição de sedimentos e erosão. 

Os dados obtidos possuem grande relevância para interpretar os processos responsáveis pelas mudanças no padrão fluvial, além de auxiliar a tomada de decisões sobre a navegabilidade do canal. O cenário de eventos climáticos extremos é um dos fatores que entram na equação de análise do grupo que nos próximos meses apresentarão relatório final e publicações em revistas científicas. 

(Com informações da assessoria de imprensa da UEMS)

Veja Também

Médico dá quatro dicas de saúde para começar 2025 com autocuidado em dia

Autorizações para viagens escolares nas férias em MS têm aumento de 200%

Comédia romântica de escritor douradense tem protagonista autista

Sisu 2025: inscrições começarão em 17 de janeiro