Pesquisadores de MS coletam amostras de água no Rio Paraguai
Coletas fazem parte dos procedimentos e objetivos de projeto científico da Universidade Estadual
Pesquisadores da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) coletaram amostras de águas, sedimentos do leito fluvial e realizaram perfis batimétricos ao longo do rio Paraguai e seus principais afluentes de ambas as margens (39 perfis e 150 amostras), desde a foz do Miranda até a confluência do rio Apa, na divisa do Brasil com o Paraguai.
O trabalho de coleta durou cinco dias e faz parte dos procedimentos e objetivos do projeto científico intitulado “Dinâmica hidrossedimentológica e depósitos quaternários do rio Paraguai no Pantanal Sul.
O grupo de pesquisa coordenado pelo professor Dr. Sidney Kuerten (UEMS/Campo Grande), contou com a participação de acadêmicos Iury Araújo Flores (Geografia Bacharelado) e Igor Biachessi Lemes (Ciências Biológicas), além dos professores Dr. Aguinaldo Silva e Hudson Macedo de Azevedo (UFMS/CPAN, membros do projeto) quem colaboraram com a logística e acompanhamento remoto das ações durantes os dias de coleta.
Os dados obtidos pelas sondagens, juntamente com as amostras coletadas integram parte dos procedimentos científicos que permitirão compreender a dinâmica do comportamento hidrológico do rio Paraguai e a influência dos rios afluentes nos processos de transporte e deposição de sedimentos. Após o processamento das amostras em laboratório e a análise dos dados batimétricos, será possível identificar ao longo da área estudada os trechos que apresentam maior tendência à deposição de sedimentos e erosão.
Os dados obtidos possuem grande relevância para interpretar os processos responsáveis pelas mudanças no padrão fluvial, além de auxiliar a tomada de decisões sobre a navegabilidade do canal. O cenário de eventos climáticos extremos é um dos fatores que entram na equação de análise do grupo que nos próximos meses apresentarão relatório final e publicações em revistas científicas.
(Com informações da assessoria de imprensa da UEMS)
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