Pesquisadoras de MS são finalistas do Prêmio Nacional Confap 2024
Liana Jank e Ana Rita Coimbra representam o estado nas categorias de inovação para os setores empresarial e público

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) divulgou, nesta quinta-feira (10), as finalistas da 4ª edição do Prêmio Nacional Confap de Ciência, Tecnologia & Inovação – Professor Ennio Candotti. Representando Mato Grosso do Sul, foram indicadas as pesquisadoras Liana Jank e Ana Rita Coimbra, vencedoras do Prêmio Fundect Pesquisador Sul-Mato-Grossense 2024.
Liana Jank, da Embrapa Gado de Corte, é finalista na categoria Inovação para o Setor Empresarial. Com doutorado pela Universidade da Flórida (EUA), atua há 42 anos na pesquisa e desenvolvimento de cultivares de gramíneas forrageiras, com foco em produtividade e sustentabilidade no setor agropecuário.
Ana Rita Coimbra, professora da UFMS, concorre na categoria Inovação para o Setor Público. Doutora pela Fiocruz, ela desenvolve pesquisas nas áreas de virologia e imunologia clínica, com ênfase em hepatites, HIV/Aids e outras infecções em populações vulneráveis.
O Prêmio Confap reconhece pesquisadores que contribuíram com o desenvolvimento científico e social do país. Os vencedores serão anunciados no dia 3 de julho, durante o 68º Fórum Nacional do Confap, em São Paulo. A premiação distribuirá R$ 114 mil entre os primeiros, segundos e terceiros colocados em cada subcategoria.
Veja Também
SES alinha estratégias para enfrentamento das arboviroses em MS
Cursos de artesanato ampliam oportunidades para reeducandos da Capital
Seminário debate impactos de eventos severos e ações de prevenção em MS
Pesquisa revela que brasileiros preferem ganhar presentes a PIX