Geral

Pescadores são autuados por pesca predatória no Rio Aquidauana

Dois homens foram flagrados com petrechos proibidos e multados em R$ 1.500 cada

|
Redação
(Foto: Divulgação)

Na tarde de ontem (26), equipes da PMA de Aquidauana flagraram dois homens praticando pesca predatória na margem esquerda do Rio Aquidauana, a cerca de 10 km da cidade. Com o aumento do turismo no final do ano, a Polícia Militar Ambiental (PMA) tem reforçado a fiscalização em rios de perímetros urbanos para combater a pesca irregular. 

Os infratores tiveram todo o material de pesca apreendido e receberam multas de R$ 1.500,00 cada. Os autos de infração foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais. Durante a operação, três caniços simples e 17 anzóis de galho, itens proibidos pela legislação ambiental também foram recolhidos.

Mais de 100 petrechos apreendidos em dois meses - A PMA ressaltou que, apesar da fiscalização intensificada, o número de equipamentos de pesca proibidos encontrados na região permanece elevado. Em menos de dois meses, mais de 103 petrechos, incluindo varas de pesca com molinetes e carretilhas, foram apreendidos no trecho do Rio Aquidauana entre Palmeiras, Camisão e Piraputanga.

Fique Atento! De acordo com a legislação ambiental, a pesca durante o período de defeso é permitida apenas para pescadores ribeirinhos, definidos como aqueles que vivem em áreas de difícil acesso, como rios e lagos, e praticam a pesca exclusivamente para subsistência. Para os demais, a pesca está proibida, e o descumprimento pode acarretar multas e responsabilização criminal.

Respeitar o período de piracema é fundamental para a reprodução das espécies e a sustentabilidade dos recursos naturais, garantindo o equilíbrio ambiental e a continuidade da ictiofauna no estado.

Veja Também

SES alinha estratégias para enfrentamento das arboviroses em MS

Cursos de artesanato ampliam oportunidades para reeducandos da Capital

Seminário debate impactos de eventos severos e ações de prevenção em MS

Pesquisa revela que brasileiros preferem ganhar presentes a PIX