Diário Digital
 
Geral

Pesca nos parques de Dourados está proibida devido a Piracema

Período de defeso para garantir a reprodução dos cardumes, que se estende até 28 de Fevereiro do próximo ano

|
Redação
AddThis Website Tools
(Foto: Divulgação)

A pesca nos parques de Dourados está proibida devido ao início da Piracema. Desde o dia 5 de novembro começou o período de defeso para garantir a reprodução dos cardumes, que se estende até 28 de fevereiro de 2025. 

O Governo do Estado, por meio das Secretarias de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) e da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), realizam a Operação Piracema 2024/2025 para coibir a pesca ilegal. Em Dourados, a Semaf (Secretaria Municipal de Agricultura Familiar) reforça que nos lagos dos parques a pesca está proibida. 

“Os peixes que estão nos lagos também estão nesse processo de reprodução e por isso é respeitado esse período”, informa o secretário Joaquim Soares. 

A Piracema é regulamentada pelo Decreto Nº 15.166, de 21 de fevereiro de  2019: Art. 11. Fica estabelecido como período de defeso da piracema o lapso temporal que vai de 5 de novembro a 28 de fevereiro, anualmente, durante o qual é vedado o exercício da atividade pesqueira em águas territoriais do Estado de Mato Grosso do Sul. A vedação de que trata o caput deste artigo recai sobre as bacias hidrográficas dos Rios Paraguai e Paraná, incluindo os alagados, os banhados, as baías, os canais, os lagos e as lagoas marginais aos cursos d’água, que tenham conexão com o Rio.

Veja Também

Sancionada lei que cria Patrulha Maria da Penha em Dourados

Ministério Público investiga extração ilegal de basalto em Deodápolis

Imposto de Renda pode virar apoio para crianças com câncer em Campo Grande

IFMS prorroga inscrições para concursos públicos até 22 de abril

AddThis Website Tools