Pequenos negócios de MS geraram mais de 10 mil empregos no último ano

Os pequenos negócios de Mato Grosso do Sul registraram em 2019 um desempenho positivo na criação de empregos formais. O resultado foi superior ao registrado pelas Médias e Grandes Empresas, conforme aponta análise do Sebrae feita a partir do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, divulgada em janeiro.
Em MS, entre demissões e contratações, as Micro e Pequenas Empresas encerraram 2019 com um saldo de 10,8 mil empregos formais, número 26% acima do registrado em 2018, quando foram criadas 8,6 mil oportunidades. No ano passado, o desempenho do Estado foi superior à média nacional, de 22%, com a geração de 731 mil postos de trabalho.
Já no caso das Médias e Grandes Empresas, entre demissões e contratações, o levantamento mostra que 2019 teve a criação de 1,7 mil vagas. Em 2018, o saldo foi negativo, com o fechamento de 11,5 mil postos formais.
Para o diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, o estudo comprova a importância estratégica dos pequenos negócios para a economia. “Isso mostra que os pequenos negócios vêm crescentemente contribuindo para a geração de empregos no Estado e fortalecendo a economia local. Emprego significa renda, renda significa consumo, o que estimula a atividade econômica do Estado”.
Ao longo de 2019, os setores econômicos que foram destaque de contratação pelos pequenos negócios em MS foram Serviços (5.129 vagas); Comércio (3.241); Indústria da Transformação (863) e Agropecuária (734).
Mato Grosso do Sul acompanha resultados verificados a nível nacional. Segundo o estudo, o saldo de empregos formais de 2019 no Brasil foi o melhor para as Micro e Pequenas Empresas nos últimos cinco anos.
Veja Também
Imasul promove campanha ‘Um Dia no Parque’ com atividades gratuitas
Instituto confecciona 419 carteiras de identidade em ação social
Itaquiraí recebe obras de infraestrutura com investimentos do Estado
TJMS participa da Ação Cidadania em prol do enfrentamento ao feminicídio
