Pedro Chaves toma posse na Academia Brasileira de Educação
Professor é o primeiro do Estado e da Região Centro-Oeste a ocupar um assento na instituição

O ex-senador Pedro Chaves dos Santos Filho é o novo imortal da Academia Brasileira de Educação (ABE), eleito para ocupar a cadeira nº 32, cujo patrono é o jornalista e escritor Medeiros e Albuquerque. Ele tomou posse nesta segunda-feira, dia 21, na Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa, na Praia do Flamengo, Rio de Janeiro/RJ.
Em 99 anos de história da Academia, o professor de Mato Grosso do Sul é o primeiro do Estado e da Região Centro-Oeste a ocupar um assento na instituição de maior relevância da Educação Nacional.
“Hoje é um dia especial em minha vida, dia da minha posse como membro da Academia Brasileira de Educação. Estou muito feliz e confiante nesta nova jornada em representar o Mato Grosso do Sul e todos os profissionais da Educação, pois tenho ao meu lado pessoas que amo e que sempre me apoiaram, minha família! Obrigado a todos!”, postou em sua rede social.
A solenidade foi prestigiada por autoridades de Mato Grosso do Sul como o governador Eduardo Riedel que compareceu à posse de Pedro Chaves. Durante o discurso, o ex-senador enalteceu o trabalho da Academia que é atuante desde a década de 1920.
Pedro Chaves - Nascido em Campo Grande, o professor Pedro Chaves é formado em Economia pela PUC/Campinas (Pontifícia Universidade Católica) e possui pós-graduação em Economia, Gestão Pública, Especialização em Metodologia do Ensino Superior e Formação Universitária. Pedro Chaves foi sócio-fundadores da escola MACE (Moderna Associação Campograndense de Ensino), fundador e reitor da instituição de ensino superior Uniderp e é mantenedor da Faculdade Insted.
O professor Pedro Chaves foi diretor-presidente da Santa Casa de Campo Grande e é conselheiro da Associação Nacional das Universidades Particulares (ANUP). Como senador da República por Mato Grosso do Sul, entre os anos de 2016 e 2019, foi relator da Reforma do Novo Ensino Médio que está em implementação em todo o País.
“É um grande orgulho ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Educação, pois é a coroação do trabalho de 50 anos dedicado à Educação. Atuei como professor em todos os níveis de Educação, desde o ensino infantil, fundamental, médio e superior, e inclusive na pós-graduação. Com isso, conheço bem a realidade da nossa Educação. No Senado Federal pude trabalhar em políticas públicas para modernizar o ensino e valorizar a Educação e acredito que irei contribuir ainda como membro da Academia Brasileira de Educação”, comentou o professor.
Veja abaixo vídeo exibido pela TVMS Record sobre a posse:
Pedro Chaves destacou ainda a importância da ABE eleger o primeiro professor do Mato Grosso do Sul como membro efetivo. “Por muitos anos as discussões sobre a Educação ficaram restritas ao eixo Sul e Sudeste. Porém, acredito que é fundamental envolver a participação de educadores de outros estados e regiões neste debate, com suas expertises e conhecimentos”, analisou.
A Academia Brasileira de Educação foi fundada em 15 de Outubro de 1924 e é formada por intelectuais, educadores, políticos e filósofos consagrados pelos talentos e experiências na Educação. O principal objetivo da ABE é promover esforços em prol do desenvolvimento e da melhoria da Educação no país.
Veja Também
SES alinha estratégias para enfrentamento das arboviroses em MS
Cursos de artesanato ampliam oportunidades para reeducandos da Capital
Seminário debate impactos de eventos severos e ações de prevenção em MS
Pesquisa revela que brasileiros preferem ganhar presentes a PIX