Geral

Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema sofre com incêndio devastador

As chamas se propagam pela Unidade de Conservação sendo enorme prejuizo ao ecossistema

|
Mariana Anunciação

Populares divulgaram imagens devastadoras das chamas, calor e fumaça que atingem, desde quinta-feira (11), toda a região do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, localizado em Taquarussu, com distância aproximada 332 quilômetros de Campo Grande (MS).

De acordo com moradores, o incêndio é devastador e já percorreu vários hectares da Unidade de Conservação, em áreas de várzea, além de antigas pastagens, estão sendo consumidas pelo fogo. Há vários alertas a respeito do tempo seco, e conforme Jornal da Nova, a região sofreu com geada, portanto, tudo isso pode ser considerado material combustível.

Fora a vegetação e pastagem, outro agravante é a perda da fauna, pois atinge répteis, roedores e aves que estão nidificando (formando ninho). Até o momento, as causas do incêndio ainda são desconhecidas. 

Parque Várzeas do Rio Ivinhema

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, por meio do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul, informou que o Parque situa-se na bacia hidrográfica do Rio Paraná, no sudeste do Estado do Mato Grosso do Sul, entre as micro-regiões de Iguatemi e Nova Andradina. Com área de 73.315,15 ha, sendo 42.846 ha localizados no município de Jateí, 16.285 ha em Naviraí e 14.214 ha compreendidos no município de Taquarussu.

A Unidade de Conservação tem grande importância para a diversidade e o ecossistema. O local extrapola a dimensão regional, pois constitui-se na única bacia do Rio Paraná livre de represamento, e que por suas características hidrológicas seria o único na região que poderia servir como rota migratória para as espécies que realizavam migrações reprodutivas. Suas lagoas também são criatórios naturais de algumas espécies de peixes, e seus varjões têm importância para mamíferos.
 

Veja Também

Aplicativo sobre de prevenção de desastres já tem 2 mil downloads

Lula sanciona lei sobre uso de bioinsumos na agropecuária

Bebê sobrevive à cirurgia complexa que retirou tumor do coração na Capital

Polícia Civil de MG já identificou 16 vítimas de acidente na BR-116