Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema sofre com incêndio devastador
As chamas se propagam pela Unidade de Conservação sendo enorme prejuizo ao ecossistema
Populares divulgaram imagens devastadoras das chamas, calor e fumaça que atingem, desde quinta-feira (11), toda a região do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, localizado em Taquarussu, com distância aproximada 332 quilômetros de Campo Grande (MS).
De acordo com moradores, o incêndio é devastador e já percorreu vários hectares da Unidade de Conservação, em áreas de várzea, além de antigas pastagens, estão sendo consumidas pelo fogo. Há vários alertas a respeito do tempo seco, e conforme Jornal da Nova, a região sofreu com geada, portanto, tudo isso pode ser considerado material combustível.
Fora a vegetação e pastagem, outro agravante é a perda da fauna, pois atinge répteis, roedores e aves que estão nidificando (formando ninho). Até o momento, as causas do incêndio ainda são desconhecidas.
Parque Várzeas do Rio Ivinhema
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, por meio do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul, informou que o Parque situa-se na bacia hidrográfica do Rio Paraná, no sudeste do Estado do Mato Grosso do Sul, entre as micro-regiões de Iguatemi e Nova Andradina. Com área de 73.315,15 ha, sendo 42.846 ha localizados no município de Jateí, 16.285 ha em Naviraí e 14.214 ha compreendidos no município de Taquarussu.
A Unidade de Conservação tem grande importância para a diversidade e o ecossistema. O local extrapola a dimensão regional, pois constitui-se na única bacia do Rio Paraná livre de represamento, e que por suas características hidrológicas seria o único na região que poderia servir como rota migratória para as espécies que realizavam migrações reprodutivas. Suas lagoas também são criatórios naturais de algumas espécies de peixes, e seus varjões têm importância para mamíferos.
Veja Também
Aplicativo sobre de prevenção de desastres já tem 2 mil downloads
Lula sanciona lei sobre uso de bioinsumos na agropecuária
Bebê sobrevive à cirurgia complexa que retirou tumor do coração na Capital
Polícia Civil de MG já identificou 16 vítimas de acidente na BR-116