Para melhor atendimento, Funsat oferece curso de libras para funcionários
"Temos a intenção de levar o curso para mais municípios do Estado", afirmou a coordenadora do setor


Doze servidores da Fundação Social do Trabalho (Funsat), em Campo Grande (MS), deram início nesta segunda-feira, 28 de Setembro, ao curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) que irá durar dois meses. O grupo está sendo capacitado para atender pessoas com deficiência auditiva que procuram a Fundação para qualificação e outros atendimentos.
Especialista em tradução e interpretação e, docência em libras, a professora Jeanne Kheles Moreira explicou que é o curso é uma forma de ampliar o conhecimento. "Porque muitas vezes, a pessoa mais velha com deficiência auditiva, não tem tanta influência na língua dos sinais e, sim, na escrita. E, muito dos jovens sabem os sinais, mas não sabem a escrita. Desta forma, a formação tem como intuito capacitar os funcionários Funsat para o melhor atendimento".
A professora Jeanne Kheles Moreira discorreu que é o curso é uma forma de ampliar o conhecimento
(Foto: Marco Miatelo)(Foto: Marco Miatelo)
A coordenadora do setor público, Jucimara da Silva, que teve a iniciativa de agregar o curso aos funcionários, esclareceu que a maioria dos surdos escrevem a língua portuguesa, sendo assim, temos que realizar o atendimento apenas com a escrita.
"Mas, por vezes, o deficiente auditivo não entende de nenhuma maneira e, desta forma temos que estar preparados para explicar da maneira mais clara para cada um. Alguns acabam tendo mais facilidades do que os outros. O objetivo é que a pessoa venha à Fundação e saiba que no momento em que adentrar, iremos solucionar suas dúvidas e conseguir atender, sem dificuldades".
"Com o comércio se expandindo, a procura por emprego aumentou. Estamos tendo um número de demanda grande. Além disso, agora com o novo modelo de Carteira de Trabalho Digital, a dificuldade para explicar para os surdos, é grande. Então, podemos dizer que a aula que estamos tendo, é um curso técnico para o atendimento. Com a formação, temos as melhores expectativas para a prática e a intenção de levar o curso para mais municípios do Estado", afirmou Jucimara.
A coordenadora do setor público, Jucimara da Silva que teve a iniciativa do curso
(Foto: Marco Miatelo)Jucimara explicando importância da língua no atendimento da Fundação
(Foto: Marco Miatelo)
O funcionário do setor Agência da Funsat, Anderson de Souza Gomes de 47 anos de idade, é um dos colaboradores que está participando o curso. Ele acredita que Libras é essencial para o serviço. "Tenho uma irmã com deficiência, então acaba não sendo tão difícil para mim, pois já participei de alguns cursos para maior compreensão. Porém, quando não praticamos, acabamos perdendo o conhecimento da língua. Mas, é uma língua importante para todos".
(Foto: Marco Miatelo)
(Foto: Marco Miatelo) (Foto: Marco Miatelo)
Veja Também
Polícia Federal deflagra operação contra tráfico internacional de drogas em MS
“Estamos correndo contra o tempo”, diz familía de bebê
Prazo para pedir isenção da taxa de inscrição termina nesta terça
MPMS quer evitar a morte de 200 animais em situação de abandono e maus-tratos