Geral

Pais organizam manifestação em escola do Moreninhas por mais segurança

No banheiro da Escola Municipal José Mauro Messias foi escrito ameaça de suposto atentado no dia 18 de abril

|
Suzy Jarde Vera
O protesto é em prol à segurança dos alunos dentro das salas de aula. (Foto: Divulgação)

Preocupados com a segurança dos alunos nas escolas, pais e moradores de Campo Grande se organizam para uma manifestação nesta segunda-feira, 10 de abril. O ponto de encontro será em frente da Escola Municipal José Mauro Messias, na Moreninha IV, às 17:00h.

Segundo pai de um aluno (que por questão de segurança não terá seu nome divulgado), a preocupação se deu após uma ameaça através de uma pichação no banheiro masculino da escola. O escrito dizia que uma chacina acontecerá no local no dia 18 de abril. 

Essas informações chegaram até os pais e responsáveis dos alunos, que buscaram à escola para saber sobre o ocorrido. “O diretor disse que desconhecia o tal fato”, declarou o pai do aluno.

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), responsável pela escola em questão, informou ao Diário Digital  já ter conhecimento do caso. Inclusive, o estudante autor dos escritos foi identificado. “A direção escolar acionou a Guarda Municipal e a Polícia Militar. O ocorrido foi registrado em ata, os policiais estão realizando um trabalho de conscientização com os alunos. O caso também está sendo monitorado e já foi identificado o aluno que fez a ameaça escrita (Comportamento inadequado), instigado por jogo de videogame”, diz nota.

Ainda, após a ameaça, equipe do Setor de Acompanhamento de Conflitos Relacionados à Evasão e Violência Escolar (SECOE) esteve na unidade escolar para orientação dos alunos e monitoramento do caso.

Objetivos da manifestação - Conforme os organizadores da manifestação, o objetivo é reivindicar por mudanças na segurança dos alunos enquanto estiverem na extensão das escolas, "cobrar o poder público para que isso realmente aconteça" destaca o responsável.

A instalação de câmeras de monitoramento, controle de acesso de pessoas que entram e saem da escola, e a presença de um agente da guarda municipal nas unidades escolares. Segundo os pais, seriam medidas importantes para reforçar a segurança.

Plano de segurança - Conforme informado pela Semed, parceria entre a Educação, a Guarda Municipal e a Secretária de Estado de Justiça e Segurança Pública garante o monitoramento das escolas. A ação, ainda, estimula palestras e conversas de prevenção quanto a atos de violência com os alunos.

 

Veja Também

Aplicativo sobre de prevenção de desastres já tem 2 mil downloads

Lula sanciona lei sobre uso de bioinsumos na agropecuária

Bebê sobrevive à cirurgia complexa que retirou tumor do coração na Capital

Polícia Civil de MG já identificou 16 vítimas de acidente na BR-116