Diário Digital
 
Geral

Pais adotivos têm licença-paternidade de cinco dias em MS

|
Redação
AddThis Website Tools

Os pais adotivos terão licença-paternidade de cinco dias em Mato Grosso do Sul, mesmo prazo que é concedido aos pais biológicos. A determinação consta em lei, de autoria do Poder Executivo, sancionada pelo governador Reinaldo Azambuja e publicada nesta terça-feira (9) no Diário Oficial do Estado.

Para Reinaldo Azambuja, a concessão da licença não beneficia apenas o genitor, mas a criança adotada e ajuda a aproximá-los. “A concessão da licença-paternidade não assegura somente o interesse do pai, mas o da criança já que ela necessita de cuidados para estreitar os laços afetivos e garantir um desenvolvimento saudável. Os pais têm o dever de assistir, criar e educar os filhos menores, assim como os filhos maiores têm o dever de amparar os pais na velhice”, explica o governador.

Na prática, o texto concede tratamento igualitário entre licenças paternidade e adotante, adequando a legislação estadual às normas federais. A Constituição de 1988 estabelece que os filhos biológicos ou adotivos têm os mesmos direitos e que é proibida qualquer discriminação relativa à filiação. A nova lei estadual já está valendo.

Veja Também

Projeto prevê preservação de documentos quando digitalização não for fiel

Punição rigorosa para autoridade que dirigir ou cometer crime alcoolizada

Abertas inscrições para desfile cívico dos 110 anos de Três Lagoas

MPMS investiga incêndios florestais no Pantanal sem autorização ambiental

AddThis Website Tools