Diário Digital
 
Geral

Pacientes com doença genética rara terão tratamento específico no SUS

|
Redação
AddThis Website Tools

O Ministério da Saúde publicou documento que orienta profissionais de saúde de todo o país a diagnosticarem e tratarem pessoas com uma doença rara conhecida como Mucopolissacaridose (MPS) tipos IV A e VI. O tratamento adequado deve reduzir complicações, já que a doença não tem cura.

São doenças causadas pela falta ou deficiência de enzimas que auxiliam em reações químicas do organismo e, com a falta delas, há alterações no funcionamento dos órgãos, resultando em limitações no desenvolvimento motor como, por exemplo, dificuldades para ver e ouvir, desalinhamento dos joelhos, alterações faciais e baixa estatura, além de outras complicações gastrointestinais e cardiovasculares.

Os pacientes com a doença rara MPS tipos IV A e VI passam a contar com tratamento específico no Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo desde medicamentos a cuidados auditivos, dentários, ortopédicos e cirúrgicos, se necessários. A estimativa é de que haja no Brasil 183 pessoas com o tipo VI e cerca de 153 com o tipo IV A da doença.

Veja Também

“Estamos correndo contra o tempo”, diz familía de bebê

Prazo para pedir isenção da taxa de inscrição termina nesta terça

MPMS quer evitar a morte de 200 animais em situação de abandono e maus-tratos

Menino de 11 anos desaparecido é localizado sem vida em represa

AddThis Website Tools