Pacientes aguardam horas por atendimento na UPA Santa Mônica
Conforme relato de uma leitora, três médicos estão disponíveis para atender cerca de 60 pessoas


A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santa Mônica amanheceu neste domingo, 26 de março, com falta de médicos para atender a população. Dos cinco médicos listados na escala médica divulgada hoje, apenas três atendem a demanda local. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) investiga a situação.
Uma leitora do Diário Digital informou que aguarda atendimento desde às 08h. “Falaram que tem três médicos e pediram reforço, mas até agora nada. Está super lotado. Destes três, um está na emergência, um na enfermaria e o outro na recepção”, explicou a leitora.
Ela contou, ainda, que buscou a UPA Santa Mônica após suspeita de dengue. Conforme relato dela, desde sexta-feira (24) realiza consultas para amenizar os sintomas e, até então, o atendimento “estava normal”. Foi apenas neste domingo que a situação desandou.

No local há cerca de 60 pessoas na espera de atendimento, reforça a leitora. Segundo consta no quadro de escala médica divulgado para hoje, no período da manhã cinco médicos atendem na unidades de saúde, cinco a tarde e quatro pela noite.

Reforço em andamento - A reportagem entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com a Sesau, equipe de reforço para assistência dos pacientes foi solicitada. “Neste momento, de fato, há três médicos fazendo o atendimento na unidade. Eles tiveram uma falta. A coordenação de urgência já está solicitando o envio de uma equipe de apoio da reforçar a assistência dos pacientes”, diz trecho da nota enviada ao DD.
A Secretaria informa, ainda, que o atendimento é realizado conforme grau de risco, e não por ordem de chegada. “Cabe esclarecer que o atendimento nas unidades de urgência e emergência, ou seja, nas UPSs e CRSs, se dá por classificação de risco e não por ordem de chegada. Casos mais graves são priorizados em detrimento daqueles classificados como azul e verde , de menor gravidade”.
A espera pode ser de até 4h para casos com menores classificações de risco, detalha a nota.
Sugestão de pauta - Essa pauta foi enviada ao WhatsApp da redação do Diário Digital. Você também pode enviar vídeos, imagens, denúncias, acidentes e mais pautas para nosso Jornal. Contate-nos pelo número (67) 3348-3947 ou envie uma mensagem para (67) 99604-2727.
*Matéria atualizada às 12h36 para acréscimo de nota
Veja Também
Morango do Amor: Saiba o que dizem profissionais de saúde da Capital
Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%
Capital atinge 50% da meta, mas ainda busca público de campanha da gripe