Geral

Ouvidoria apresenta ao Banco Mundial ações de atendimento ao público em MS

Foram exibidos projetos, iniciativas e índices que envolvem as manifestações registradas pela sociedade

|
Redação
(Foto: Divulgação)

A Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul (CGE-MS), através do ouvidor-geral do Estado, Álvaro Carneiro Neto, compartilhou com representantes do Banco Mundial as sistematizações dos fluxos de atividades desenvolvidas pela Ouvidoria-Geral do Estado (OGE) no âmbito do atendimento ao cidadão. Na ocasião, foram apresentados os projetos e iniciativas da área, além de índices relativos às manifestações registradas pela sociedade.

A reunião, conduzida por representantes do Escritório de Parcerias Estratégicas (EPE), também contou com a participação de membros da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul) e da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso do Sul (Seilog). A oportunidade, que compôs a agenda de visita técnica socioambiental do Banco Mundial ao Mato Grosso do Sul, se desenvolveu a partir de abordagens relativas ao fluxo de licenças das rodovias que serão objetos de intervenção no estado. 

Considerada fundamental para o processo de execução de obras públicas, a Ouvidoria possui a prerrogativa de receber e tratar manifestações (denúncias, elogios, reclamações, sugestões e solicitações) e, a partir disso, requerer dos gestores explicações e resoluções de problemas relatados pela sociedade. Entendida como um elo entre o Estado e o usuário de serviços públicos, a área conta com mecanismos que favorecem a avaliação e o aperfeiçoamento da gestão pública. 

De acordo com o ouvidor-geral, as demandas e necessidades dos cidadãos relacionadas aos gestores públicos; à prestação dos serviços em geral; à execução de políticas públicas; bem como ao exercício negligente ou abusivo do cargo, emprego ou função pública, são assuntos que podem ser tratados por meio da OGE.

“A atuação da Ouvidoria é importante por possibilitar que o cidadão tenha acesso a informações públicas que são disponibilizadas espontaneamente pelo Estado e, quando não encontradas, ele pode solicitar através dos canais criados para estabelecer esses instrumentos de participação e controle social, como o Portal da Transparência e o Fala BR. A Ouvidoria, portanto, acolhe e trata as manifestações registradas pela sociedade, o que contribui para a melhoria dos processos e das formas de atendimento aos usuários”, destacou Carneiro Neto.

Veja Também

Justiça do Trabalho determina volta de 70% dos motorista durante greve

Indígenas mantêm interdição parcial no anel viário em Dourados

MS Ativo Cooperação encerra 2025 com adesão total dos municípios

Festival de Ginástica da Prefeitura em Campo Grande